CURSOS




Letras

Graduação: Licenciatura



7 Semestres


Presencial





3200 Horas

Prof.ª Ms. Isabel Cristina Coutinho Carlos ()

INSCREVA-SE           


Descrição

É o estudo da língua portuguesa e de idiomas estrangeiros e de suas respectivas literaturas. O profissional de Letras pesquisa e ensina o português e idiomas estrangeiros e a literatura brasileira e de outros povos. Em geral, ele se especializa em uma língua moderna, como inglês, espanhol, francês e alemão, mas também pode dedicar-se a línguas clássicas, como latim e grego. Essa é uma área em que é preciso estudar sempre, a fim de manter o domínio dos idiomas e estar atualizado com as novas expressões idiomáticas. O principal campo de trabalho para o licenciado está nas escolas de ensinos fundamental e médio ou de idiomas. Mas também há espaço em editoras, para fazer a preparação de originais e para revisar e traduzir textos, e nas áreas de interpretação e secretariado bilíngue.

 Mercado de trabalho

Escolas públicas e privadas são o principal mercado para o licenciado. Isso porque as disciplinas de português e inglês são obrigatórias no currículo escolar. Além disso, o ensino do espanhol - obrigatório apenas no ensino médio - já é oferecido por muitas escolas desde o ensino fundamental, o que aumenta as chances para o licenciado nesse idioma. Ele é contratado para lecionar nos ensinos fundamental e médio ou em escolas de idiomas. Tanto o licenciado como o bacharel são solicitados por editoras de revistas e livros para atuar na preparação de textos. Além disso, tradução e revisão são áreas bem promissoras.

Letras no IESB

O curso de Letras do IESB tem como objetivo principal a formação de professores para o Ensino Fundamental e Médio capacitados para o ensino das línguas e das literaturas específicas de cada habilitação e para o desenvolvimento de pesquisas na área de sua atuação. Visa, também, possibilitar ao aluno um conhecimento teórico amplo, dentro de uma formação generalista e integradora que lhe permita não só desenvolver independência, mas também criticidade de pensamento.

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: autorizado pela Portaria Ministerial nº 774 de 07 de novembro de 2008, publicada no Diário Oficial da União em 10 de novembro de 2008.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo