CURSOS




Direito

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


Presencial





3960 Horas

Prof.ª Me. Cristiane Maria da Costa Canellas ()

INSCREVA-SE           


Descrição

É a ciência que cuida da aplicação das normas jurídicas vigentes em um país, para organizar as relações entre indivíduos e grupos na sociedade. Zelar pela harmonia e pela correção das relações entre os cidadãos, as empresas e o poder público é a função do bacharel em direito. Para isso, ele analisa as disputas e os conflitos com base no que está estabelecido na Constituição e regulamentado pelas leis, defendendo os interesses do cliente em diversos campos. Resolve litígios que envolvem indivíduos ou empregados e empregadores. Há duas carreiras distintas para esse bacharel: ele pode atuar como advogado ou seguir a carreira jurídica, trabalhando como advogado público, juiz, promotor de Justiça ou delegado de polícia. Para ser advogado é preciso passar em exame da OAB. Já o candidato a juiz, promotor ou delegado de polícia tem de prestar concurso público. Para se tornar juiz, é necessário ter ainda dois anos de inscrição na OAB como advogado.

Mercado de Trabalho

O novo Código de Processo Civil, que tramita no Congresso, prevê a criação de instrumentos para reduzir o tempo de tramitação de processos pela Justiça brasileira. Por isso, a demanda por esse profissional, que já é grande no setor público, deve aumentar. No Judiciário, o número de magistrados está abaixo do necessário. E os concursos públicos devem continuar nos próximos anos. Estão em alta ramos mais recentes, como o direito ambiental, de tecnologia da informação, que lida com questões relacionadas à internet, direito imobiliário e propriedade intelectual. Também tem destaque o direito internacional. Na carreira pública, um nicho em alta é a defensoria pública, voltada para o atendimento da população carente. As parcerias público privadas (PPP), incentivadas pelo governo, também aquecem o mercado para o advogado especialista em contratos públicos.

Direito no IESB

O curso de Direito do IESB fundamenta-se numa opção que pretende buscar a formação integral da pessoa, que a leve a inserir-se criticamente na sociedade circundante e na sociedade global, dentro dos valores do diálogo e da justiça. O curso visa dar condições de inserção dos seus formandos no mercado de trabalho na área jurídica, preparando-os para enfrentar os desafios e revezes que o meio profissional apresenta sem nunca perder de vista os valores éticos e humanitários que devem nortear a sua conduta.

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: reconhecido pela Portaria Ministerial nº 444 de 01 de novembro de 2013, publicada no Diário Oficial da União em 03 de novembro de 2011.

Informações Gerais


Documento Download
Gráfico de Estrutura
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


Nome Email Currículo