CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial





3000 Horas

Prof. Me. Rafael Jefferson Borges (rajebo@gmail.com)

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação/Objetivo

Verificaram-se novas solicitações do mercado em relação ao profissional de Administração que possua formação multidisciplinar, que agora instado a inserir-se num contexto globalizado e altamente competitivo. Para que esse profissional possa exercer com competência sua função, deve ser apresentado não apenas a técnica administrativa de excelência, mas também ser estimulado o seu aspecto comportamental, visando desenvolver sua capacidade de lidar com desafios complexos e incertezas de grande porte. O presente curso objetiva atuar nestas duas direções, expondo o participante tanto às disciplinas que compõem a dimensão técnica de sua profissão, quanto àquelas capazes de ampliar seu entendimento como pessoa inserida em articulações coletivas diversas.

Para materializar esta proposta conta-se com um corpo docente envolvido com tais diretrizes, e com preocupação com a interdisciplinaridade, o que pode ser constatado a partir das diversas disciplinas desenhadas e conduzidas em parcerias entre docentes de áreas afins.

Completam este processo o Estágio Supervisionado a elaboração de um relatório monográfico, sendo apresentado e avaliado a uma banca de docentes.


A proposta deste curso tem como enfoque:


1. Formar o bacharel pleno em Administração capaz de promover a gestão empresarial humanística e eficaz com profissionalismo, criatividade e espírito crítico, além de capacitá-lo para administrar organizações de forma que as mesmas prosperem no novo contexto empresarial, observando as tendências e exigências relacionadas às questões éticas, sociais, econômicas, ambientais e tecnológicas. 

2. Proporcionar ao aluno domínio dos conteúdos fundamentais da teoria e prática administrativas, permitindo a aquisição de uma visão crítica das organizações, da sociedade e da profissão.

3.Proporcionar ao aluno instrumentação intelectual, cultural e tecnológica, preparando-o para o desempenho de funções e papéis nas empresas públicas e privadas e nas demais organizações em que sua atuação seja necessária.

4. Preparar o aluno para exercer as funções de administrador, mediante estudos e elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos e para ocupar cargos de chefia, diretorias e assessoria em geral, nas áreas administrativas das organizações.

5. Preparar o aluno para exercer as funções de pesquisa, estudo, análise, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos da Administração.

Dessa forma os seguintes objetivos específicos são definidos:

• Preparar para o mercado profissionais capazes de atuar nas várias áreas de gestão das empresas;

• Possibilitar ao aluno a compreensão do macrosistema no qual estão inseridas as organizações, os agentes internos e externos;

• Proporcionar formação em sintonia com as questões sócio-econômicas e seus desdobramentos nas organizações;

• Oferecer conteúdos vinculados às características e particularidades do mercado onde o curso está inserido;

• Permitir que o aluno se aproprie de conhecimentos necessários à gestão de empresas, independentemente das características próprias destas empresas;

• Fomentar a iniciativa do empreendedorismo como alternativa para geração de empregos e novos negócios de acordo com as demandas do mercado regional.


Mercado de Trabalho / Perfil Profissional

O Currículo do Curso de Administração propicia a formação de profissionais socialmente responsáveis e competentes para participarem profissionalmente das organizações, cujo perfil desejado está de acordo com as diretrizes curriculares nacionais do curso de Graduação, conforme Resolução nº 4 de 13 de julho de 2005, da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação.

O curso de Administração foi concebido para formar profissionais com o seguinte perfil:

• Consciência do papel econômico e social que a empresa desempenha numa sociedade como a nossa, aberta à livre iniciativa e extremamente competitiva, mas também responsável pela preservação dos valores éticos e morais e pela defesa ambiental, garantindo o bem-estar das futuras gerações;

• Capacidade de analisar e interpretar as rápidas mudanças econômicas e sociais em escala global e nacional que influem no ambiente empresarial;

• Condições para atuar como agente indutor de inovações dentro da empresa;

• Capacidade de compreender a complexidade organizacional, sendo capaz de propor e implementar novas estratégias de competição de mercado, definindo os alvos prioritários e desenvolvendo as vantagens competitivas necessárias;

• Habilidade para desenvolver as típicas funções técnicas de um Bacharel em Administração.

Com o intuito de consolidar o perfil profissional pretendido, define-se as competências e habilidades que se deseja desenvolver ou aprimorar no desempenho da profissão de administrador.

Ato Regulatório: Reconhecimento de Curso    
Prazo de validade: Vinculado ao Ciclo Avaliativo
Tipo de documento: Portaria MEC/SESu             
No. Documento: 466 de 31/03/2009
Data de Publicação:  01/04/2009
Ato Regulatório: Autorização   
Prazo de validade: Art. 35 Decreto 5.773/06 (Redação dada pelo Art. 2 Decreto 6.303/07)
Tipo de documento: Portaria MEC         
No. Documento: 78 de 11/01/2005
Data de Publicação:  12/01/2005
No. Parecer / Despacho: 2.544/2004  

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Beatriz Machado
-
Cassia Yoshi
-
Erik Alvaro Fernandes
-
Helder Canhadas Bertan
-
Marinete dos Reis da Silva Sanches
-
Nataly Nunes
-
Rafael Jefferson Borges
-
Saulo Iran de Carvalho
-
Vanessa Daiana Justino
-