Ibaiti: Estudante de Direito participa do programa ‘Estágio-Visita de Curta Duração’ da Câmara dos Deputados em Brasília-DF

Data: 09/04/2019 | 0 Comentário

O estudante do 4º ano do curso de Direito da Faculdade de Ibaiti, Matheus Henrique Carneiro Pinto Ruiz, participou do programa “Estágio-Visita de Curta Duração” da Câmara dos Deputados, entre os dias 25 e 29 de março.

Matheus Ruiz afirma “ter uma identificação muito grande com o Direito Constitucional e Administrativo desde o primeiro ano de faculdade. E isso se intensificou quando pude, em sala de aula, estudar o processo legislativo e a atuação deste poder”.

E tal paixão se confirmou quando o estudante teve a oportunidade de participar do Estágio-Visita. "Lá expandi meus conhecimentos sobre o Direito Público", acrescentou Matheus. As oportunidades que este estágio proporciona são incontáveis. As proximidades com os parlamentares da casa e todo o apoio dos servidores ajudam e muito a cumprir todas as metas do programa.

Entre as atividades desenvolvidas, o ibaitiense acompanhou seções no plenário da Câmara, incluindo a elaboração e execução de entrevistas com os parlamentares e movimentos sociais, além de simular a atuação dos parlamentares.

Para o coordenador do curso de Direito, prof. José Ricardo Suter, este é motivo de muita satisfação e orgulho para todos que pertecem à Faculdade de Ibaiti e, em especial, para o curso de Direito, que se destaca ano após ano nas avaliações do MEC. “A Faculdade de Ibaiti sente-se prestigiada com o convite formulado que ensejou a apresentação do discente Matheus Henrique Carneiro Pinto Ruiz, em visita oficial à capital do país e aos órgãos institucionais. Isto nos mostra como nossos alunos têm total capacidade de avançar nos caminhos jurídicos e democráticos desse país”, concluiu José Ricardo Suter.

Destinado aos universitários, o programa Estágio-Visita de Curta Duração ocorre durante cinco dias e permite que os participantes possam, de forma intensiva, participar de atividades que propiciem o conhecimento teórico e prático sobre o Poder Legislativo Brasileiro, em especial, sobre a Câmara dos Deputados. Nesse sentido, o universitário conhece o cotidiano da instituição, o papel do Legislativo e o trabalho dos Deputados Federais.

A Câmara dos Deputados oferece, desde 2003, o Programa Estágio-Visita de Curta Duração, instituído pelo Ato da Mesa nº 51/2004. O programa possibilita aos universitários de todo o País o acesso a conhecimentos relacionados ao funcionamento da Câmara dos Deputados e à forma de atuação de seus representantes, incentivando a participação democrática e o exercício da cidadania.