Infraestrutura

A Faculdade FEATI possui infraestrutura adequada para bem atender os docentes, discentes e toda a comunidade acadêmica. O campus possui uma área total de 29.852m², sendo 3.488m² de construção, onde acomoda cinco blocos para o bom funcionamento de todos os cursos da Instituição, contando com modernos laboratórios de informática, bem como com escritório modelo de prática jurídica e escritório de práticas contábeis, além da brinquedoteca e outros espaços necessários às atividades pedagógicas dos diversos cursos.

 

O Campus da Faculdade FEATI possui uma ampla área de estacionamento totalmente sinalizada, proporcionando aos seus alunos e visitantes conforto, segurança e facilidade de estacionar. Sua utilização é totalmente gratuita.

Segue abaixo a relação discriminada dos blocos que compõem a infraestrutura da Faculdade com seus respectivos departamentos:

 

Bloco I

- Hall de entrada

- Secretaria Acadêmica

- Sala de Projetos Sociais

- Sala da Direção

- Sala de Coordenação do Curso de Pedagogia

- Sala de Coordenação do Curso de Ciências Contábeis

- Sala de Coordenação do Curso de Administração

- Sala de Coordenação do Curso de Sistemas de Informação

- Sala de Coordenação do Curso de Direito

- Sala da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA

- Sala dos Professores

- Gabinete de Professor Tempo Integral

- Sala NDE/CPA

- Banheiros Professores

 

Bloco II

- Lanchonete

- Serviços de fotocópia

 

Bloco III

- Salas de Aula

- Núcleo de Prática Jurídica

- Banheiros

 

Bloco IV

- Salas de Aula

- Brinquedoteca

- Empresa Júnior

- Setor de Apoio Psicopedagógico

 

Bloco V

- Biblioteca

- Salas de Aula

- 03 laboratórios de informática

- Banheiros

 

Infraestrutura Acadêmico Administrativa

Para o desenvolvimento das atividades acadêmico-administrativas propostas, a IES conta com uma infraestrutura própria que atende às condições de iluminação, ventilação, salubridade, segurança, higiene, acústica e layout adequados, que seguem todas as normas da moderna engenharia e arquitetura, visando o conforto e bem-estar dos corpos docente, discente e administrativo, com a seguinte infraestrutura:

 

 

 

Quantidade

Área (m²)

Centro de Convivência/

Cantina

01

500,00

Auditório

01

250,00

Banheiros

06

95,50

Biblioteca

01

200,00

Instalações Administrativas

01

100,00

Laboratórios de informática

03

210,00

Salas de aula

23

1780,00

Salas de Coordenação

05

75,00

Salas de Docentes

01

49,90

Sala NDE/CPA

01

20,00

Sala de atendimento Psicopedagógico

01

20,00

Gabinete Professor T.I.

01

20,00

Núcleo de Prática Jurídica

01

80,00

Núcleo de Prática Contábil

01

30,00

Brinquedoteca

01

50,00

Empresa Júnior

01

20,00

 

 

 

 

Gabinete de trabalho para professores Tempo Integral – TI

A Faculdade disponibiliza gabinetes aos professores de Tempo Integral, com área total de 20 m² equipada com mesas, cadeiras, computador conectado à rede de Internet. Atendendo aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

 

Espaço de trabalho para o Núcleo Docente Estruturante

A Faculdade disponibiliza uma ampla sala aos professores pertencentes ao NDE, com área total de 20 m² equipada com mesas, cadeiras, computador conectado à rede de Internet, mesa para reunião com cadeiras e armários para arquivamento de documentos. Atendendo aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

 

Espaço de trabalho para coordenação do curso e serviços acadêmicos

A Faculdade disponibiliza gabinetes destinados as atividades de coordenação e serviços acadêmicos, com mesa, cadeiras, armário e computador ligado à rede de Internet e que atende aos requisitos de dimensão, limpeza, conservação, equipamentos, gabinete individual para coordenador, número de funcionários, atendimento aos alunos e aos docentes, abaixo discriminados:

 

Sala de Professores

A Faculdade possui espaço adequado no andar térreo do prédio destinado a Sala de Professores medindo 49,90 m², com mesa para reuniões e cadeiras diversas, computador ligado à internet para pesquisa e digitação de notas, facilitando flexibilização e comodidade dos mesmos no ambiente de trabalho. Atendem aos requisitos de disponibilidade de equipamentos em função do número de professores, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

 

Salas de aula

As salas de aula somam 23 espaços com capacidade para 40 a 50 alunos.

 

As instalações são apropriadas à utilização dos recursos audiovisuais necessários à prática pedagógica. O mobiliário e os equipamentos estão devidamente adaptados à quantidade de alunos e às funções de ensino de modo a favorecer a necessária comodidade. Atendem aos requisitos de iluminação, limpeza, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

As condições deste espaço físico, quanto aos itens de salubridade, espaço das salas em relação professor/aluno, circulação, iluminação natural e artificial, ventilação e acústica, estão presentes no quadro, a seguir:

 

ESPAÇO FÍSICO DAS SALAS DE AULA

Salubridade Apresentam condições propícias à saúde pública, em termos de arejamento, oxigenação, higiene, e limpeza. Os ambientes são mantidos com serviços diários de limpeza, por equipe responsável por esta atividade.

Espaço Dimensionadas na relação de 1,00 m2. por aluno, incluindo nesta metragem, a área de circulação e o espaço do professor

Iluminação Natural e Ventilação Quanto à iluminação natural, todas as caxilharias foram dimensionadas seguindo as normas do Código Sanitário Estadual, garantindo assim a iluminação natural e ventilação

Iluminação Artificial A iluminação artificial foi calculada atendendo as normas técnicas da ABNT, quanto à quantidade de lâmpadas (lux), em função do uso específico (sala de aula, biblioteca, laboratórios etc).

Acústica As salas de aulas foram implantadas em um posicionamento adequado em relação ao distanciamento, garantindo um nível aceitável de ruído externo, não comprometendo o desempenho professor-aluno.

 

Biblioteca

Proporcionar e facilitar o acesso à informação, visando disseminar e gerar conhecimentos, de forma a contribuir para a capacitação intelectual e pessoal dos docentes, alunos e a comunidade em geral.

A responsabilidade pela organização, aquisição e manutenção da biblioteca é do Diretor Geral, que dispõe de 01 (uma) bibliotecária para dirigir e coordenar as atividades técnicas e administrativas.

 

Espaço Físico

Atualmente, a área física da Biblioteca perfaz um total de 220 m2, com computadores para a pesquisa.

 

Instalações

• Salas para estudo em grupo

• Cabines individuais

• Mesas para estudos em grupo

• Cabines multimídia

 

Acesso e Utilização

Utilizando a Internet, o usuário poderá realizar o seguinte procedimento:

• Pesquisa por: autor, título, assunto e palavra chave

• Renovação de seus empréstimos

• Consulta ao histórico de empréstimo

 

Horário de Atendimento

O atendimento da biblioteca é de segunda a sexta das 13h às 17h00 e das 18h00 às 22h00min, e aos sábados das 09h às 13h.

 

Pessoal Técnico Administrativo

Ana Paula Fernandes Chellay e Andréia Guanaes.

 

Empréstimo de Material Bibliográfico

Destina-se a todos os docentes, discentes e funcionários da Instituição.

 

Acervo

A biblioteca possui um acervo diversificado composto de livros , periódicos científicos e informativos, fitas de vídeo, DVDs, CD-ROMs e obras de referência (enciclopédias e dicionários), nas áreas correlatas aos cursos oferecidos pela Instituição.

 

Informatização

Todo o acervo da biblioteca está informatizado, permitindo a rápida e eficiência localização de títulos e controle do acervo.

 

Política de Atualização do Acervo

Busca subsidiar o processo de aquisição, de doação e de permuta de materiais bibliográficos e audiovisuais, a partir da noção consensual de que a seleção é o processo de tomada de decisões, enquanto que a aquisição é, em sua essência, a implementação das decisões tomadas. O presente documento propõe uma política de seleção, com os seguintes objetivos:

a) identificar os campos de interesse da Biblioteca;

b) favorecer o crescimento racional e equilibrado do acervo;

c) determinar os itens de informação compatíveis com a formação da coleção versus interesses da instituição;

d) determinar critérios mínimos para a duplicação de títulos;

e) estimular programas cooperativos de aquisição;

f) traçar diretrizes para a avaliação da coleção;

g) estabelecer parâmetros para o descarte de material.

 

Laboratórios de informática

A IES dispõe de três laboratórios de informática com máquinas modernas e programas necessários para o desenvolvimento das práticas discentes.

 

Equipamento Especificação Quantidade

Computadores 3 Laboratórios 66

Projetores Uso didático 03

Retroprojetores Uso didático 05

 

BRINQUEDOTECA

A brinquedoteca da FEATI é um espaço alegre e colorido que possibilita a interação entre crianças e adultos e abre oportunidades para a criança conhecer novos aspectos do mundo ao seu redor, criado para que a criança tenha oportunidade de brincar livremente, pondo em prática sua própria criatividade e também se desenvolver integralmente, através da estimulação da ampliação de sua capacidade de imaginação, comunicação e expressão.

Além de incentivar brincadeiras, dramatizações, construções significativas e a socialização, uma brinquedoteca pode ter várias funções no trabalho com a criança: função pedagógica de oferecer possibilidade de contato com bons brinquedos, que possibilitem o desenvolvimento de suas potencialidades; função social de proporcionar às crianças de famílias menos favorecidas o contato com brinquedos diversos e inacessíveis para a maioria; e a função comunitária de favorecer a oportunidade das brincadeiras em grupo, onde as crianças aprendem a conviver, partilhar, seguir regras, a respeitar o outro, a colaborar, a receberem ajuda, entre outras coisas. A FEATI estrutura e disponibiliza esse espaço denominado brinquedoteca considerando também, em seus objetivos, a necessidade da criação de espaços para a vivência da prática em situações de ludicidade e aprendizagem do curso de Pedagogia de modo a capacitar os acadêmicos para a supervisão e realização de trabalhos na prática escolar e promover a integração, acadêmico/social, dentro de um contexto que viabilize a melhoria da educação;

Promover a integração família/escola através de programas de participação dos pais nos momentos lúdicos das crianças.

A brinquedoteca como um espaço de interações e vivências significativas para a criança na Educação Infantil e Séries Iniciais do Ensino Fundamental, ficará à disposição das escolas municipais para que essas tragam suas crianças para desfrutar desse espaço e de todos os recursos que delem fazem parte, ter oportunidade de ouvir histórias, contá-las e recontá-las, cantar, dançar, dramatizar, conversar e jogar bem como vivenciar momentos de brincadeiras dirigidas com a participação de professores e pais, tentando dessa forma resgatar e fortalecer o relacionamento escola/família e criança/família, através de brincadeiras. A escola interessada deverá agendar a sua visita com antecedência para que as acadêmicas, orientadas pelos professores de disciplinas afins e pela coordenadora da brinquedoteca, possam preparar as atividades e os espaços para recebê-las.

O atendimento será para grupos de aproximadamente 30 crianças, quando a atividade for direcionada somente para crianças, e 30 pessoas, quando a atividade for direcionada para pais e filhos, em função do espaço físico disponível e do acompanhamento das propostas de atividades. As crianças serão acolhidas pelas alunas do Curso de Pedagogia que mostrarão a elas os espaços, os brinquedos, materiais e recursos disponíveis e as propostas de atividades dirigidas. Na seqüência farão as combinações das regras e as crianças poderão brincar, explorar livremente o espaço ou participar das atividades propostas (de acordo com o objetivo do trabalho previsto para a visita). A professora regente de sala da escola visitante deverá acompanhar seus alunos durante todo o tempo de permanência na brinquedoteca assim como no desenvolvimento das atividades. O tempo estimado de duração das atividades na brinquedoteca será de duas horas para cada turma visitante. As alunas estagiárias do curso de Pedagogia deverão realizar o trabalho lúdico com as crianças, de acordo com preparação prévia e devidamente supervisionadas pela Coordenadora da brinquedoteca, Professora Márcia Cristina Henares de Melo, considerando a carga horária como horas de atividades extras, solicitadas no Regimento do Curso de Pedagogia.

Este espaço também poderá ser utilizado para a realização de oficinas e estudos com grupos de professores e alunos do curso de Magistério do Município e região.