CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial


Noite


3240 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação / Objetivo

Na velocidade em que as mudanças estão ocorrendo, cada vez mais os instrumentos de avaliação e compreensão destas mudanças estão tornando-se insuficientes e vulneráveis, necessitando cada vez mais novos conhecimentos de recursos técnicos, científicos e intelectuais. Portanto, a educação encontra-se no centro destas necessidades e é fundamental para resolução dos problemas que ocorrem. Diante disso, o curso de Administração procura desenvolver profissionais capacitados que busquem novos horizontes perante as incertezas e perspectivas deste cenário.

A instituição educacional é hoje, palco de geração de ideias e debates que trarão respostas a estes desafios, proporcionando espaço para troca de experiências, necessitando assim de aperfeiçoamento e capacitação contínuos para atender a estas necessidades.

A elaboração do Projeto Pedagógico do Curso de Administração está baseado na contribuição dos profissionais que fazem parte do curso, embasado na construção do compromisso de todos, enfrentando desafios para a construção da ação universitária, estimulando assim, o senso empreendedor nos mesmos.

O curso de Administração Geral representa uma área de competência profissional que se situa, do ponto de vista acadêmico, dentro das Ciências Sociais Aplicadas, voltado à área gerencial, sendo atualmente uma área de atuação estratégica na medida em que forma profissionais empreendedores, capazes de participar de forma ativa na administração das organizações, contribuindo de forma estratégica para seu desenvolvimento.

O administrador possui seu universo de atuação que envolve conhecimentos na área de Produção, Materiais, Recursos Humanos, Finanças, Marketing, entre outras, utilizando o trabalho humano como um dos instrumentos principais para o desenvolvimento das organizações, assim como o emprego de novas estratégias administrativas e técnicas específicas de desenvolvimento de mecanismos, onde o aprendizado ocorra através da integração das disciplinas e de técnicas utilizadas no exercício profissional.


Objetivo Geral:

O curso de Administração Geral tem por objetivo formar profissionais capacitados para exercerem sua profissão em empresas e públicas e privadas, atuantes em qualquer setor, considerando a necessidade de enfrentarem o desafio da inserção das mesmas numa economia globalizada que se encontra num processo de mudança contínua, além de incentivar a pesquisa, como necessário prolongamento da atividade de ensino e como instrumento para a iniciação cientifica. Outro objetivo é colocar no mercado, profissionais que apoiados nos conceitos e técnicas de administração, contribuam na solução de problemas nas organizações, tendo como princípio a ética e integridade no desenvolvimento de suas funções.

Os acadêmicos devem estar envolvidos com a Administração de maneira que ao término do curso dominem as atividades da pesquisa científica, buscando soluções que promovam seu desenvolvimento, integração social e melhoria na qualidade de vida. 

Outro aspecto importante para o êxito do curso é priorizar a formação de empreendedores na solução de problemas das organizações, que apresentem habilidades para trabalhar conceitos e atividades inerentes as diversas áreas administrativas, liderança e trabalho em equipe.




Objetivos Específicos:

  • Formar profissionais capazes de aplicar a administração em outros domínios do conhecimento; 
  • Capacitar o aluno para o desenvolvimento e a utilização de estratégias para a solução de problemas organizacionais; 
  • Formar profissionais para planejar e controlar as diversas áreas da administração; 
  • Capacitar o aluno para gerenciar recursos e processos; 
  • Capacitar o aluno para desenvolver e resolver os diversos problemas voltados a administração; 
  • Orientar o aluno para o desempenho de funções gerenciais; 
  • Orientar o aluno para o gerenciamento de seu próprio empreendimento; 
  • Preparar o aluno para uma prática profissional crítica e consciente, norteada por valores éticos e morais; 
  • Preparar o aluno para a aprendizagem, para migração de novas técnicas e para a sua independência em relação a estas.

 

Mercado de Trabalho / Perfil Profissional

O perfil profissional do egresso do Curso de Bacharelado em Administração Geral atuará em duas vertentes: competências técnica e humana, expressas pelo domínio e pela capacidade de trabalhar em equipe, explorar a criatividade e ter capacidade de organizar sua carreira profissional, visando o constante aprendizado e a atitude empreendedora.

Ao concluir o curso de Bacharelado em Administração Geral, o egresso deverá estar preparado para:

- Planejar, controlar e gerenciar as diversas áreas administrativas que abrangem toda a organização;

- Planejar e desenvolver estratégias para solução de problemas;

- Relacionar-se com outras organizações, como: clientes, (com finalidade comercial ou social), fornecedores, divulgadores, competidores, agências de regulamentação, etc;

- Recrutar e selecionar pessoas para as organizações;

- Manter-se permanentemente atualizado em assuntos voltados a áreas afins;

- Ter uma visão humanística crítica e consciente sobre o impacto de sua ação profissional na sociedade;

- Respeitar os princípios éticos da administração;

- Possuir espírito empreendedor que o leve a propor soluções para os problemas existentes, buscando assim novas oportunidades de crescimento profissional;

- Ter boa capacidade de expressão e comunicação oral;

- Possuir alto grau de conhecimento na área.



O curso

A proposta do Curso de Administração é dispor no mercado de trabalho profissionais que tenham competência de seguir o caminho do empreendedorismo ou ocupar cargos em empresas de classe mundial. Para tanto, foi criada uma estrutura que permita disponibilizar atividades para que o aluno se prepare e consiga alta empregabilidade no mercado de trabalho. O curso foi desenvolvido com uma visão abrangente do resultado esperado, do seu relacionamento com o meio ambiente no qual está inserido, incluindo suas instituições, organizações, professores, alunos e empresas. Precisa responder não somente às necessidades do mercado de trabalho, mas também mudar seu enfoque de reprodutor das forças produtivas e das relações sociais, para agente de transformação -gestor de mudanças sociais e produtivas.



Autorização: Portaria nº 155 de 15/02/00

Reconhecimento: Portaria nº 2068 de 9 de julho de 2004 (Retificado pela Portaria nº 2493 de 11 de julho de 2005) 

Atividades Complementares: 160 horas

Estágio Supervisionado:
320 horas

Conselho profissional:
CRA – Conselho Regional de Administração

Nota de Avaliação CPC MEC:
3 (2012)

ENADE:
2 (2009)

Informações Gerais


Documento Download
Estágio Supervisionado do Curso
Horários das Aulas do Curso
Manual de Monitoria
Manual NDE
Matriz Curricular do Curso
Portaria nº 2068 de 9 de julho de 2004
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Carlos Henrique Dias
-
Celso Carlos Franchim
-
Claudiney Alessandro Gonçalves
-
Ellen Paula Kalisz Carvalho
-
Evaldo Gonçalves Leite
-
Fabiane de Oliveira Mello
-
Flavio Batista dos Santos
-
Marcia Cristina Langner Francisco
-
Priscilla Fernanda Berti
-