CPA - COMISSÃO PERMANENTE DE AVALIAÇÃO

Informações Gerais


A CPA é a Comissão Própria de Avaliação, instituída pelo SINAES – Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, e é responsável pela implantação e pelo desen-volvimento de processo de avaliação institucional.

A CPA elabora periodicamente questionários de avaliação que são aplicados nos diver-sos setores da instituição, o que permite a verificação do cumprimento da missão e das políticas institucionais.



Atribuições da CPA:


Coordenar e articular o processo interno de avaliação da IES.

Sistematizar e prestar as informações solicitadas pelo MEC/INEP, Assegurar a partici-pação de todos os segmentos da comunidade universitária e da sociedade civil organi-zada, sem maioria absoluta de um dos segmentos;

Ter atuação autônoma em relação aos conselhos e demais órgãos colegiados.

O SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) através da lei nº 10861 (14/04/04) integra 3 modalidades de avaliação:

Avaliação das Instituições de Educação Superior (AVALIES), em suas 2 etapas:

1.1 Auto-avaliação: coordenada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA);

1.2 Avaliação externa: realizada pelas comissões designadas pelo MEC/INEP;

Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG): visitas in loco de comissões externas.

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE): para iniciantes e concluin-tes, em amostras, com definição anual das áreas participantes.



1. Avaliação Institucional.

A Avaliação Institucional (AVALIES) é um instrumento pelo qual a comunidade acadê-mica manifesta sua opinião. É um registro anônimo realizado ao fim de cada semestre com o intuito de manter a qualidade da educação superior oferecida pela IES. A comu-nidade educativa exercita a capacidade de análise crítica, madura e responsável para colaborar com o processo avaliativo. A intenção deste projeto é proporcionar não só aos alunos como também aos professores uma prática autocrítica.



2. Avaliação dos Cursos de Graduação (ACG).

É um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovação de reco-nhecimento dos cursos de graduação, representando uma medida necessária para a emissão de diplomas. Os instrumentos que subsidiam a produção de indicadores de qualidade e os processos de avaliação de cursos desenvolvidos pelo Inep são o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e as avaliações in loco realizadas pelas comissões de especialistas.


3. Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE) - EXAME NACIONAL DE DESEMPENHO DOS ESTUDANTES

É componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo o registro de par-ticipação condição indispensável para a emissão do diploma. Objetivo: avaliar o de-sempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.



Componentes da CPA


Lucas Rafael Borba Carneiro – Coordenador
Creuza da Costa Mendes – Docente e Coordenadora do Curso de Pedagogia
Cristiane Vitório Gonçalves – Docente do Curso de Direito
Liara Levy Carneiro – Representante do Técnico-Administrativvo
Neusa Korovisk Louzano – Representante da Comunidade
Andrei da Cruz Gomes – Discente do Curso de Sistemas de Informação

Arquivos


Documento Download
CPA 2015