CURSOS




Desenho Industrial

Graduação: Bacharelado



7 Semestres


Presencial


Noite


3200 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação/Objetivo

A potencialidade econômica do estado de Santa Catarina se destaca com polos agrícolas, metal mecânico, agro industrial, mobiliários, têxtil, marítimos, cerâmicos, carvão, moda, alimentos, softwares, dentre outros, o que demanda produtos cada vez melhores e com design e tecnologia atuais.
 
No mercado do design pode-se constatar que, na busca pela produtividade, as empresas e instituições estão sentindo a necessidade de modernizar suas operações e promover a reengenharia de seus negócios, visando melhorar a eficiência e a lucratividade. Os dirigentes dessas organizações, de um modo geral, estão avaliando métodos alternativos para redução de custos e aproveitamento de espaços. Este comportamento estimula a necessidade de aprimoramento nos diversos setores da empresa, proporcionando benefícios mais abrangentes, oferecendo aos trabalhadores e clientes ambientes mais funcionais, harmoniosos e saudáveis.
 
Segundo o Boletim Regional do Mercado de Trabalho Catarinense (2013), em 2010, as atividades ligadas ao setor de Serviços (atividades de alojamento, alimentação, hotelaria e administração pública) constituiam-se as mais preponderantes na região (78%), já a Indústria conferiu um crescimento considerável na última década e ficou com um marco de 20% naquele ano sobre o total do PIB da região da Grande Florianópolis.
 
A Grande Florianópolis possui um alto índice de desenvolvimento humano que aliado as belezas naturais colocam a região na rota das principais empresas do País. A qualificação da propaganda regional, umas das áreas de mercado para o designer atuar, eleva o nível dos trabalhos, gera empregos e fomenta investimentos em comunicação para o mercado (SINAPRO, 2014).
De acordo com o portal e-MEC (2014), existem em atividade mais
de 20 cursos de graduação em Design e 2 cursos de graduação com a denominação Desenho Industrial no estado de Santa Catarina. O curso de Desenho Industrial das Faculdades Barddal, que se pauta nas Diretrizes Curriculares dos Cursos de Design do Ministério da Educação, se diferencia de grande parte das outras Instituições por promover uma formação integrada, excluindo a fragmentação das habilitações e possibilitando a formação de um profissional com perfil profissiográfico adequado às demandas locais.
Além disso, é o único da região com o currículo pautado em 7 semestres visando a formação profissional de maneira objetiva e voltada para as necessidades do mercado. Contém em sua Matriz Curricular disciplinas como Design de Mobiliário e Design de Superfície que são áreas em grande expansão na região. O aluno também cursa desde o segundo semestre, a disciplina de Computação Gráfica abrangendo edição de imagens, edição vetorial e modelagem 3D, o que contribui para a sua atuação no mercado de trabalho já durante a graduação.
A consolidação da profissão na região e no Estado vem sendo promovida por ações como a criação do Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC) e da Associação Catarinense de Design (SCDesign), dentre outras.
Diante dessa proposta, o oferecimento do curso de Desenho Industrial nesta instituição torna-se importante por intervir de forma positiva no desenvolvimento local.
 
Ato Autorizativo: Portaria de Renovação de Reconhecimento de Curso Portaria 3.970 de 17/11/2005

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Ato de Reconhecimento do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Infraestrutura do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regimento Geral do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


Nome Email Currículo
Carolina Morgado de Freitas Silveira
Emanuel Guerra Duarte
Fernando Koerich de Souza
Jaqueline Andrade
Jéssica Pinto de Souza
Juçá Fialho Vazzata Dias
Lucas de Melo Reitz
Marcelo Eichstadt Nogueira
Rogério Santos Souza
Thiago Fleith Otuki