CURSOS




Letras

Graduação: Licenciatura






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

Objetivos do curso:

O objeto de estudo do curso de Letras é a linguagem. O Curso de Licenciatura em Letras da FIP, com habilitação em Português/Espanhol e Português/Inglês tem duração de três anos e visa formar profissionais da educação, qualificados como professores de Língua Portuguesa, Língua Espanhola, Língua Inglesa e respectivas literaturas para atuar nas escolas públicas, particulares e centros de idiomas, bem como formar pesquisadores e profissionais capazes de atender ao leque de desdobramentos da área e suas relações com outros sistemas de comunicação, como os visuais. Além da formação específica em Letras, com ênfase nos aspectos fonéticos, gramaticais, históricos, estilísticos e artísticos dos usos da linguagem, o aluno passa também por uma importante formação na área de educação.

Letras Português/Espanhol: A Língua Espanhola assume enorme importância no cenário do Mercado Comum do Sul – Mercosul, o qual beneficiou as ligações comerciais e financeiras entre os países parceiros, sendo que o Brasil assumiu a liderança do bloco econômico. Em razão disso, o mercado para o profissional de Letras Português/Espanhol está em expansão, podendo atuar tanto no Ensino de Espanhol quanto no de Português, como língua estrangeira.

Letras Português/Inglês: Nas mais diversas dimensões das relações empresariais, no campo da pesquisa, no intercâmbio cultural, a Língua Inglesa tornou-se pré-requisito indispensável. Hoje, como as economias se encontram globalizadas e o conhecimento se tornou mais acessível, por meio das modernas tecnologias, a Língua Inglesa tem, cada vez mais, assumido status de grande importância.


Perfil profissional:

O perfil do egresso do curso de Letras das Faculdades Integradas Paulista será o docente da área de Letras que atua tanto no campo da Língua Portuguesa e Estrangeira e da Lingüística quanto no da Literatura Brasileira e Portuguesa, no Ensino Fundamental e Médio. Esse profissional será um multiplicador de seus conhecimentos e estará capacitado para enfrentar os desafios da sociedade globalizada, que se refletem no quadro educacional. Ele também será preparado para ter sensibilidade para entender o próximo e efetuar mudanças, conforme as evoluções sócio-econômico-cultural. Seu contato com a Língua Portuguesa e a Língua Estrangeira ampliará o conhecimento de outros povos e culturas diferentes.

Mercado de trabalho:

A graduação em Letras permite atuar como docente de Língua Portuguesa, Língua Inglesa e Espanhola, Redação e Literatura, no ensino fundamental e médio da rede pública e privada, centros de idiomas e ambientes midiáticos de ensino-aprendizagem, assim como em outras áreas em que se exige uma competência linguística, tais como revisão de textos, elaboração de roteiros, redação em jornais e revistas, em pesquisas acadêmicas, lingüísticas e literárias. O campo de atuação no mercado é imenso, uma vez que a Língua Portuguesa está presente em todas as áreas do conhecimento.  A Lei 11.161, sancionada em agosto de 2005, obrigava todas as escolas do ensino médio a oferecer, num prazo de cinco anos, a Língua Espanhola no currículo. Na prática, isso significa o aumento das vagas existentes para o professor desse idioma.

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
Matriz Curricular do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo