CURSOS




Engenharia Elétrica

Graduação: Bacharelado



10 Semestres


EAD





3753 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É a área da engenharia que lida com a geração, a transmissão, o transporte e a distribuição da energia. O engenheiro eletricista planeja, supervisiona e executa projetos nas áreas de eletrotécnica relacionadas à potência da energia. Ele está habilitado a construir e a aplicar sistemas de automação e controle em linhas de produção industrial, no desenvolvimento de componentes eletroeletrônicos, na operação e manutenção de equipamentos e em projetos de instalações elétricas. Também participa do projeto e da construção de usinas hidrelétricas, termelétricas e nucleares.

Mercado de Trabalho

Assim como acontece com outras engenharias, o mercado de trabalho para os formados em Engenharia Elétrica está bastante aquecido. Isso porque o engenheiro elétrico tem uma formação generalista, que lhe permite atuar em diversas áreas. Entre outras opções, o setor financeiro é um dos que mais procuram por esse profissional. Além disso, as áreas de pesquisa e desenvolvimento em empresas de energia, computação e telecomunicações também contratam o profissional. Concessionárias de energia, construtoras, empresas de tecnologia da informação são empregadoras tradicionais.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Prepare-se para enfrentar muito cálculo. O currículo começa com disciplinas básicas, como matemática, física e informática. As contas acompanham o aluno também nas aulas de economia e administração. A parte mais interessante fica por conta das aulas práticas e dos experimentos em laboratório, que costumam aparecer desde o início da graduação. A formação profissionalizante tem início no terceiro ano, com aulas de projetos de sistemas elétricos, materiais elétricos, sistemas digitais e eletromagnetismo, entre outras. No último, além das disciplinas, os alunos se dedicam ao trabalho de conclusão do curso. O estágio é obrigatório.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da Universidade Brasil - Campus Mooca, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.

O curso de Engenharia Elétrica  objetiva formar profissionais capazes de gerenciar, planejar, executar e coordenar as ações que visem a melhoria das relações socioeconômicas do setor elétrico, orientando suas ações segundo as exigências legais e éticas. Para tanto possuirá o domínio de informática aplicada a área de Engenharia Elétrica, de forma a auxiliar os usuários das informações, seja a si ou a outros, nas tomadas de decisões frente aos desafios da sociedade, dos avanços tecnológicos, da globalização da economia e da dinâmica inerente às transformações do meio ambiente.

O Curso estimula a formaçao de habilidades fundamentais para o exercício da profissao, tais como: Compromisso com a ética profissional; Iniciativa empreendedora; Disposição para a comunicaçao oral e escrita, auto-aprendizado e educação continuada; Leitura, interpretaçao e expressao por meios gráficos; Domínio de técnicas computacionais e de língua estrangeira; Conhecimento da legislaçao pertinente a sua área de atuação; Capacidade de trabalhar em equipes multidisciplinares; Capacidade de identificar, modelar e resolver problemas; Compreensao dos problemas administrativos, sócio-econômicos e do meio ambiente; Responsabilidade social e ambiental.

O Engenheiro Elétrico projeta, gerencia e executa projetos de maquinas, equipamentos, sistemas e automação de processos elétricamente assistidos. Chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos padrões de qualidade e sagurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e segurança do projeto, detreminando processos de execução e testes. Este profissional tambem pode se dedicar à administarção dos recursos e suprimentos, bem como follow-up de fornecimento. O curso destaca como atividades importantes a iniciação cientifica e o estímula investigação de novos produtos, métodos e processos tecnológicos nas diversas areas da Engenharia Eletrica, dando contornos à desejada articulação entre as atividades de pesquisa, ensino e extensão, e a ideal interação teoria/prática.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo