Infraestrutura

Infraestrutura Acadêmico Administrativa

Para o desenvolvimento das atividades acadêmico-administrativas propostas, a IES conta com uma infraestrutura própria que atende às condições de iluminação, ventilação, salubridade, segurança, higiene, acústica e layout adequados, que seguemtodas as normas da moderna engenharia e arquitetura, visando o conforto e bem-estar dos corpos docente, discente e administrativo, com a seguinte infraestrutura:

Instalações

Qtde.

Metragem

Metragem Total

Banheiros da Recepção

02

7,13 m2

14,26 m2

Recepção

01

103,7 m2

103,7 m2

Secretaria

01

25,84 m2

25,84 m2

Projeto Social

01

33,48 m2

33,48 m2

Salas dos Professores

01

40,3 m2

40,3 m2

Banheiros dos Professores

02

6,9 m2

13,8 m2

CPD

01

14,88 m2

14,88 m2

NDE

01

13,3 m2

13,3 m2

CPA /RH

01

13,3 m2

13,3 m2

Arquivo

01

18,6 m2

18,6 m2

Direção

01

22 m2

22 m2

Banheiro da Direção

01

5,1 m2

5,1 m2

Lab. Informática I

01

56,35 m2

56,35 m2

Lab. Informática II

01

38 m2

38 m2

Sala de Estudos

01

60,18 m2

60,18 m2

Biblioteca

01

84,7 m2

84,7 m2

Banheiro Biblioteca I

01

2,52 m2

2,52 m2

Banheiro Biblioteca II

01

2,10 m2

2,10 m2

Almoxarifado I

01

9,42 m2

9,42 m2

Salas de Coordenação

03

10,58 m2

10,58 m2

N.A.D.

01

10,58 m2

10,58 m2

Auditório

01

68 m2

68 m2

Brinquedoteca

01

46,8 m2

46,8 m2

Xérox

01

6,18 m2

6,18 m2

Cantina

01

23,97 m2

23,97 m2

Cozinha

01

22,80 m2

22,80 m2

 

Banheiros da Cozinha

02

1,8 m2

1,8 m2

Almoxarifado II

01

10,72 m2

10,72 m2

Almoxarifado III

01

29,97 m2

29,97 m2

Lab. de Química

01

59,84 m2

59,84 m2

Banheiro Feminino (Ala Direita)

01

21,42 m2

21,42 m2

Banheiro Masculino (Ala Direita)

01

31,62 m2

31,62 m2

Banheiro Feminino (Ala Esquerda)

01

27,49 m2

27,49 m2

Banheiro Masculino (Ala Esquerda)

01

28,90 m2

28,90 m2

Salas de aula

29

45,80 m2

1.373,4 m2

GEPA

01

38,42 m2

38,42 m2

Salas de Docentes (Período Integral)

01

37,38 m2

37,38 m2

Pátio

01

254,16 m2

254,16 m2

Banheiros Externos (Quadra)

02

13,06 m2

26,13 m2

 

Gabinete de trabalho para professores Tempo Integral – TI

As instalações da sala dos professores ficam disponibilizadas para o docente uma vez que o trabalho ocorre em horário não compatível com os de aula. Os docentes que acumulam horas de atividade fora da docência dispõem de um espaço próprio de aproximadamente 37,38m2 para executar as funções que desempenham. Essa sala está equipada com mesas, cadeiras e computadores ligados à internet, atendendo aos seguintes requisitos: disponibilidade de equipamentos em função do número de docentes, dimensão, limpeza, iluminação, acústica, ventilação, acessibilidade, conservação e comodidade.

 

Espaço de Trabalho para a Coordenação do Curso, NDE, CPA e Núcleo de Atendimento ao Discente

A Faculdade FARTEC possui 4 salas de aproximadamente 10,58m2 cada para o trabalho interno dos coordenadores. Uma sala de 13,3m2 para o NDE - Núcleo Docente Estruturante. E também uma sala de aproximadamente 10,58m2 para o trabalho doN.A.D. - Núcleo de Atendimento ao Discente, para atender o alunado nas questões tanto acadêmicas quanto didáticas e administrativas. A Faculdade também dispõe de outra sala de 13,3m2 dedicada a CPA e ao Recursos Humanos. Todas as salas apresentam um mobiliário constituído de armários, mesas, cadeiras, computadores com acesso à internet, com o intuito de acomodar e atender a todos.

 

Sala dos Professores

A Faculdade FARTEC dispõe de uma sala de aproximadamente 40,3m2 destinada aos professores em geral. Ela é ampla, bem iluminada, confortável e mobiliada com uma mesa espaçosa, cadeiras e armários de uso exclusivo dos docentes. Além disso, conta com computadores com acesso à internet para que os mesmos possam desenvolver as suas atividades.


Salas de Aula

A instituição conta com salas de aulas distribuídas em vários conjuntos, estas caracterizam-se por espaços adequados a cada turma e com sistema de iluminação que obedecem às normas de conforto luminotécnico, limpeza, ventilação e conservação. As instalações são apropriadas à utilização dos recursos audiovisuais necessários à práticapedagógica. O mobiliário e os equipamentos estão devidamente adaptados à quantidade de alunos e às funções de ensino de modo a favorecer a necessária comodidade.

Instalações físicas: 29 salas dos mais variados tamanhos.

 

Secretaria

A Secretaria Geral é um órgão de apoio à Coordenação dos Cursos, a qual coordena e executa as atividades administrativas vinculadas às atribuições do Coordenador do Curso. Ela ainda detém a guarda dos documentos dos alunos, processa e gerência todos os dados acadêmicos em geral. O seu horário de funcionamento é de 2ª a 6ª feira, das 08h às 22h e aos sábados das 08h ao 12h

A Secretaria Geral da Faculdade FARTEC é constituída por:

  1. a)Secretário acadêmico: Possui um secretário responsável pela expedição dos diplomas, processos e ofícios para o registro dos mesmos, conferências dasanálises, históricos e declarações dos alunos, conferência dos alunos aptos a colarem grau e quem fica de DP em alguma disciplina, agendamento de colaçãode grau, verificação de datas a serem cumpridas, emissão de contratos de estágio, dentre 
  2. b)Assistente de secretaria: Possui uma assistente de secretaria responsável em cadastrar matrículas (reaberturas, cancelamentos e trancamentos), lançamento de cargas horárias no sistema e arquivo de diário de classe e listas de presença.
  3. c)Auxiliares administrativos: Possuem duas auxiliares administrativos responsáveis pela expedição de todos os históricos dos alunos e programa de disciplina de cada curso conforme solicitam; emissão de diários e boletos,arquivamento de documentos nos prontuários, confecção de declarações e atendimento ao aluno por telefone e balcão.

 

Projeto Social

O Projeto social é um órgão criado na Faculdade FARTEC para atender e tirar dúvidas dos alunos referentes a: (1) questões relacionadas ao FIES, bolsa PROUNI e manutenção de bolsas e (2) processo seletivo de ingresso à Faculdade. Além disso, desenvolve campanhas para a comunidade de doação de alimentos, parceria com empresas para a realização de feira de empregos e oportunidades e passeios culturais.

Esse projeto funciona de 2ª a 6ª feira no período das 08h às 22h e aos sábados das 08h ao 12h e dispõe de duas funcionárias que alternam nos diferentes turnos para melhor receber os alunos e a comunidade em geral.

 

Biblioteca

A biblioteca tem por finalidade o atendimento de todos os alunos matriculados nos cursos ministrados. Seu acervo é composto de livros (impressos e CD-ROM), periódicos, obras de referência (impressas e CD-ROM), softwares, fitas cassete, vídeo cassete, teses, dissertações e monografias

O acervo de livros encontra-se organizado por assunto de acordo com a Tabela de Classificação Decimal Universal (CDU) e Tabela PHA para classificação de autor.

Os assuntos que compõem o acervo são adquiridos, selecionados e desenvolvidos conforme a demanda das disciplinas oferecidas à graduação, de acordo com as seguintes categorias:

-   referência: composta por dicionários, enciclopédias, guias, bibliografias, índices e "abstracts" que são atualizados constantemente;

-    básica: obras fundamentais que constituem o núcleo das áreas de interesse, incluindo os títulos básicos de cada disciplina. A política de aquisição da biblioteca mantém seu acervo priorizando o referencial indicado na bibliografia básica do programa de cada disciplina da matriz curricular, a quantidade de exemplares dos livros, existente no acervo, está em consonância com o número indicado pelo MEC.

-     complementar: obras indicadas pelos professores como leitura obrigatória ou complementar em suas disciplinas. O acervo da biblioteca para o atendimento da bibliografia complementar do curso é composto por: livros, periódicos nacionais das diversas áreas e assuntos além de base de dados abrangendo áreas curriculares. É constante a preocupação da mantenedora juntamente com a coordenação do curso em manter o acervo atualizado e em quantidade suficiente de livros em relação ao número de alunos.

-  literatura corrente: coleção de livros, periódicos e outros materiais queatualizam a coleção.

 

Horário de Funcionamento

Período letivo: 2ª a 6ª – das 08h às 22h, e aos sábados das 08h às 12h.

 

Espaço Físico

A Biblioteca possui ambiente adequado às atividades de prestação de serviços de informação, sendo que a iluminação, mobiliário, tonalidade de ambiente e comunicação visual, atendem aos padrões vigentes. O ambiente atual da Biblioteca possui os espaços necessários que estão dentro dos padrões utilizados para o fluxo de pessoas e facilidade de manutenção que o espaço requer.

A área total da biblioteca, unidade sede, da Faculdade FARTEC é de aproximadamente 84,7m2.

 

Laboratórios

A Faculdade FARTEC dispõe de dois laboratórios de informática com máquinas modernas e programas necessários para o desenvolvimento das práticas discentes.

Equipamentos

Especificações

Quantidade

Computadores

2 laboratórios

40

Impressoras

Uso geral

04

Projetores

Uso didático

06

Caixa de som

Uso didático

01

Microfone

Uso didático

01

 

Além disso o curso dispõe de laboratórios específicos para o desenvolvimento de atividades práticas.

Laboratórios específicos

Equipamentos

Especificações

Quantidade

Laboratório de Química

Atividades didáticas

01

Brinquedoteca

Atividades didáticas

01

 

Os Laboratórios Específicos constituem-se em um espaço voltado à produçãode conhecimento. Em sua operacionalidade, ele visa articular conceituação e reflexões acadêmicas, ou seja, possibilitar a relação entre teoria e pratica, na qual tem comoobjetivo contribuir para a formação acadêmica dos alunos matriculados na IES.