CURSOS




História

Graduação: Licenciatura



6 Semestres


Presencial





2869 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

O curso prepara historiadores capazes de investigar a evolução dos acontecimentos de todas as épocas. Com espírito investigativo, esse profissional interpreta criticamente os eventos históricos, estuda e analisa a vida cultural, social, econômica e política de determinada época ou sociedade. O curso visa ainda a formação plena de educadores na área de história, formando professores para os níveis fundamental e médio. A grade curricular contempla tanto disciplinas específicas, quanto disciplinas de outras áreas de conhecimento que julgamos imprescindíveis para a formação geral do aluno, possibilitando que o licenciado em história possa atuar como docente em outras disciplinas.

 

Objetivos: 

A História objetiva compreender e interpretar a sociedade pela dimensão do tempo. É a “ciência dos seres humanos no tempo”. Procura compreender os problemas da realidade social presente a partir de seus aspectos estruturais e dinâmicos. O curso de História privilegia uma abordagem problematizadora e totalizante da realidade social e dos processos históricos, a reflexão teórica, a pesquisa, a interdisciplinaridade e a pluralidade de interpretações. O profissional de História que procuramos formar é o que possui autonomia e criatividade intelectual para produzir, sistematizar e transmitir conhecimentos significativos às pessoas de seu tempo e ao público para o qual trabalha. 

Propõe um Curso de Licenciatura em História, cuja estrutura busque introduzir o aluno, através dos conteúdos programáticos desenvolvidos por suas disciplinas, no debate que envolve a produção do conhecimento histórico. As transformações ocorridas no campo do conhecimento histórico colocam novos desafios para a formação não só de historiador - pesquisador, mas também para o historiador - professor do ensino fundamental, médio e superior. Cuja estrutura busque capacitá-lo para o trabalho de historiador-professor, sem esquecer de instrumentalizá-lo, em percursos possíveis, para o domínio da natureza do trabalho historiográfico e das práticas essenciais de sua produção e difusão.

 

Mercado de Trabalho:

O profissional de História está habilitado: a exercer o magistério nos níveis fundamental e médio; a continuar seus estudos em nível de Pós-Graduação, visando a carreira acadêmica; a trabalhar em museus, arquivos e órgãos públicos e privados relacionados à preservação da memória e do patrimônio; Institutos Históricos: a prestar assessorias a meios de comunicação.

 

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento:   Portaria 483/84

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
Portaria de Reconhecimento de História
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo