Revista Universitas
ISSN 2318-8677


Edição Atual




Número 007

Artigos Download
A CONTABILIDADE GERENCIAL COMO FERRAMENTA NA TOMADA DE DECISÃO

Graduandos: Cleverson José Marcos Grilaguna
Orientadora: André Luiz Matavello

A APLICAÇÃO DO ENSINAMENTO LÚDICO NA CONTEMPORANEIDADE

Graduandos: Carla Patrícia da Silva e Michelle do Santos Barbosa Galvão
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

A CONTABILIDADE APLICADA AO TERCEIRO SETOR APÓS O ADVENTO DA LEI N° 12.101/2009

Graduandos: Denise Pereira
Orientadora: Ricardo Alexandre Matavello

A CONTAÇÃO DE HISTÓRIA COMO FERRAMENTA METODOLÓGICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Graduandos: Laura Henrique Martins Garcia
Orientadora: Maria Andréia Pereira de Carvalho Viana

A DICOTOMIA ENTRE A EDUCAÇÃO INFANTIL E O ENSINO FUNDAMENTAL

Graduandos: Valéria de Oliveira Caetano
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

A EVOLUÇÃO DA ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL

Graduandos: Elaene Cristina Soares dos Santos
Orientadora: Ricardo Alexandre Matavello

A IMPORTANCIA DA BRINQUEDOTECA PARA A CRIANÇA

Graduandos: Eliane Perez de Oliveira Galvão e Jeniffer Camila Lopes de Souza
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO PROFESSOR ALUNO PARA APRENDIZAGEM EFETIVA NAS SÉRIES INICIAIS

Graduandos: Andressa Pitarello Fiats
Orientadora: Milena Alves dos Santos

A IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA NAS SÉRIES INICIAIS

Graduandos: Bruna Lavorato Matavello e Beatriz Honorato de Souza
Orientadora: Milena Alves dos Santos

A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR –ALUNO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Graduandos: Ana Caroline Souza Taionato e Dirce Aparecida de Oliveira Zanette
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Graduandos: Amanda Cristina da Costa e Luana Juvencio
Orientadora: Milena Alves dos Santos

A IMPORTÂNCIA DO DIREITO CONSTITUCIONAL NO ÂMBITO ESCOLAR: CONHECENDO OS TRÊS PODERES

Graduandos: Dayse Michelle Miranda da Silva
Orientadora: Guilherme Barbosa da Silva

A INCLUSÃO DO SINDROME DE DOWN NAS ESCOLAS

Graduandos: Milene Carolaine Carvalho de Oliveira e Ana Carolina Medeiros
Orientadora: Lucas Renato Ribeiro Chagas

A INFLUÊNCIA DA MÍDIA NA EDUCAÇÃO DOS ADOLESCENTES DENTRO DA SALA DE AULA

Graduandos: Enila monteiro Vivalva e Caroline Barbosa Lemes
Orientadora: Gislaine Fernandes Mascarenhas Aureliano

A LITERATURA INFANTIL COMO RECURSO PARA AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM

Graduandos: Stephannie Ferreira de Oliveira
Orientadora: Marcel Fonseca Carvalho

A LUDICIDADE NA EDUCAÇÃO INAFNTIL: FERRAMENTAS PARA A APRENDIZAGEM

Graduandos: Ana Paula Vieira e Luana de Siqueira Vieira
Orientadora: Maria Andréia Pereira de Carvalho Viana

A MATEMÁTICA VISTA PELOS ALUNOS DAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL I

Graduandos: Desirée Stephannie Silva e Veridiane Priscila Silva
Orientadora: Milena Alves dos Santos

A REALIDADE DO ENSINO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA E SUAS DIVERSIDADES

Graduandos: Rosana Lino Marques
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

A REFORMA TRIBUTÁRIA E SEUS BENEFÍCIOS À ECONOMIA BRASILEIRA

Graduandos: Wiliam Ramos Santos
Orientadora: Nilson José Martins

A REFORMA TRIBUTÁRIA E SEUS BENEFÍCIOS À ECONOMIA BRASILEIRA

Graduandos: Wiliam Ramos Santos
Orientadora: Nilson José Martins

A RESPONSABILIDADE DO CONTADOR NAS ORGANIZAÇÕES CONTÁBEIS

Graduandos: Carina Munhoz Pereira
Orientadora: Wandell Ricardo Coelho e Nilson José Martins

ALFABETIZAÇÃO: UMA REFLEXÃO SOBRE UM PROBLEMA NACIONAL

Graduandos: Rosângela Gelinski Souza
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

APLICABILIDADE DA TEORIA DA LESÃO ENORME NOS CONTRATOS DE CONTA CORRENTE BANCÁRIA

Graduandos: Éder Nogueira Sales
Orientadora: Matheus Faeda Pellizari

AS FUNÇÕES DOS JOGOS NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTODA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Graduandos: Ana Paula Barbosa Pinto e Neuziane da Silva Oliveira
Orientadora: Maria Andréia Pereira de Carvalho Viana

AUDITORIA INTERNA COM FOCO NAS ÁLISES DO AUDITOR

Graduandos: Carina Munhoz Pereira
Orientadora: Wandell Ricardo Coleho e Nilson José Martins

AUSÊNCIA DE EDUCAÇÃO NO SISTEMA PRISIONAL

Graduandos: Leandro Silva Luciano
Orientadora: Guilherme Barbosa da Silva

BREVES REFLEXÕES SOBRE DESMOTIVAÇÃO

Graduandos: Wagner Gabriel dos Santos
Orientadora: Lucas Renato Ribeiro Chagas

BREVES RELEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL

Graduandos: Rosana Carvalho
Orientadora: Marcel Fonseca Carvalho

BRINCAR E O APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Graduandos: Jully Kelly Caciatori Caetano e Patricia Oliveira
Orientadora: Milena Alves dos Santos

BULLYING NO AMBIENTE ESCOLAR

Graduandos: Lucas do nascimento e Larissa Teixeira
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

CONVERSAS COM UM JOVEM PROFESSOR: REFLEXÕES ACADÊMICAS

Graduandos: Rafaela Moraes Macedo e Maria de Fátima de Miranda
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

DIFERENTES METODOLOGIAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Graduandos: Daiane Araújo Silva e Tainá Suelen Gregório Rocha
Orientadora: Milena Alves dos Santos

DIREITO Á EDUCAÇÃO: DEVER DO ESTADO E DA FAMILIA

Graduandos: Daniel Henrique Rosendo Oliveira
Orientadora: Guilherme Barbosa da Silva

DIREITO E EDUCAÇÃO: A INTRÍNSECA RELAÇÃO ENTRE LEIS POSITIVADAS NO ORDENAMENTO JURÍDICO E SEUS REFLEXOS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Graduandos: Isabel Cristina Junqueira de Farias
Orientadora: Guilherme Barbosa da Silva

DIREITOS HUMANOS E IGUALDADE APLICÁVEIS NA ESCOLA

Graduandos: Isamara Dadalt e Susana Marcia Silva
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

DISTÚRBIOS DE APRENDIZAGEM

Graduandos: Ana Barbára Alves e Gabrielly Mariany Melli
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

EDUCAÇÃO: UM DIREITO CONSTITUCIONAL DE TODOS

Graduandos: Kelen Cristina Lauton Sousa
Orientadora: Marcel Fonseca Carvalho

EDUCAÇÃO: UM DIREITO DE TODOS

Graduandos: Patrícia de Oliveira Pujoni
Orientadora: Guilherme Barbosa da Silva

ESTUDO SOBRE A EQUIVALÊNCIA PATRIMONIAL EM INVESTIMENTOS PERMANENTES – PARTICIPAÇÕES EM SOCIEDADE ANÔNIMAS

Graduandos: Fernanda Avanço Correa
Orientadora: Eder Nogueira Sales

ESTUDO TRIBUTÁRIO EM EMPRESAS QUE EXPLORAM A ATIVIDADE ECONÔMICA ATACADISTA DE CEREAIS PARA EMPRESAS INSTALADAS NO MUNICÍPIO DE QUATIGUÁ

Graduandos: Caio Marques Ferreira
Orientadora: Eder Nogueira Sales

ÉTICA NA CONTABILIDADE

Graduandos: Thaís Zanette
Orientadora: Eder Nogueira Sales e Nilson José Martins

FAMÍLIA, ESCOLA E COMUNIDADE: A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Graduandos: Laira Naiane Teixeira
Orientadora: Milena Alves dos Santos

FISCALIZAÇÃO: HISTÓRIA, EVOLUÇÃO E SEUS REFLEXOS NA PROFISSÃO CONTÁBIL

Graduandos: Daniele Miris Pacheco Silva
Orientadora: Ricardo Alexandre Matavello

HARMONIZAÇÃO FACIAL NA REABILITAÇÃO BUCAL

NETO, Amilcar Fernandes da Silva

HOMOLOGAÇÃO DE CRÉDITO DO ICMS DA EMPRESA MAIALE TRANSPORTADORA E COMÉRCIO DE SUÍNOS

Graduandos: Francine de Souza Santos
Orientadora: Neimar Leonardi Minardi

IDENTIFICAÇÃO DO AUTISTA PELO PROFESSOR NA SALA DE AULA DE ENSINO REGULAR

Graduandos: Ana Claudia Fontana e Silvia Mendes
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

IMPLANTAÇÃO DE CONTROLES GERENCIAS NO SÍTIO SANTA MARIA

Graduandos: Mariani Romano Machado
Orientadora: André Luiz MAtavello

INCLUSÃO DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES OU SUPERDOTAÇÃO NA REDE DE ENSINO

Graduandos: Robson Pimentel da Silva
Orientadora: Guilherme Barbosa da Silva

INEFICIÊNCIA DO SISTEMA EDUCACIONAL: UM DIREITO A SER EFETIVADO

Graduandos: Jaqueline Regina Santos
Orientadora: Guilherme Barbosa da Silva

O DIREITO À EDUCAÇÃO PARA POPULAÇÃO CARCERÁRIA

Graduandos: Rafael Siqueira Lima
Orientadora: Guilherme Barbosa da Silva

O IMPACTO DO AMBIENTE ESCOLAR NA VIDA DOS PROFESSORES

Graduandos: João Pedro Moura Mendes e Jennifer Aparecida catharin
Orientadora: Milena Alves dos Santos

O IMPACTO POSITIVO DA DESONERAÇÃO NA FOLHA DE PAGAMENTO NAS INDÚSTRIAS DE VESTUÁRIO

Graduandos: Dafne de Lima Baere e
Orientadora: André Luiz MAtavello

O PROFESSOR MEDIADOR DO SABER NA EJA

Graduandos: Jane Lima Camilo de Oliveira
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO E SUA FUNÇÃO NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR

Graduandos: Dalva Batista Hernandes
Orientadora: Ana Maria de Araújo martins

OS CUIDADOS NA INTERNET E A EXPOSIÇÃO INADEQUADA DE ESTUDANTES NAS REDES SOCIAIS

Graduandos: Sueli Frogeri
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

OS CUIDADOS NA INTERNET E A EXPOSIÇÃO INADEQUADA DE ESTUDANTES NAS REDES SOCIAIS

Graduandos: Carolina de Moraes Crepaldi e Eliédna Bendaçoli

OS PRINCIPAIS MOTIVOS DA REJEIÇÃO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Graduandos: Letícia Loiola de Souza e Andressa Rocha Barbosa
Orientadora: Milena Alves dos Santos

PROBLEMAS NO DESENVOLVIMENTO COMO PARTE DA CULTURA E INTERVENÇÃO DO ESTADO COM SOLUÇÃO

Graduandos: Alifer de Almeida Silva e Gustavo Gomes Bassinello
Orientadora: Marcel Fonseca Carvalho

PROCEDIMENTOS NECESSÁRIOS PARA A REGULARIZAÇÃO DE OBRAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Graduandos: Dieniffer de Andrade Chagas
Orientadora: Neimar Leonardi Minardi

PROJETO ESPECIAL: PRINCIPAIS MUDANÇAS NA CONTABILIDADE GERADAS PELA INFORMÁTICA

Graduandos: Luiz Fernando de Souza Coelho
Orientadora: Neimar Leonardo Minardi

PSICOMOTRICIDADE E O LÚDICO

Graduandos: Ethielen Borba Simões e Érica Silva Camargo
Orientadora: Lucas Renato Ribeiro Chagas

PSICOMOTRICIDADE NA CAPOEIRA: UM OLHAR PEDAGÓGICO

Graduandos: Larissa Teixeira
Orientadora: Maria Andréia Pereira de Carvalho Viana

PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL BENEFÍCIOS DENTRO DA ESCOLA

Graduandos: Jucinéia Paiva e Fátima Nazário Silva
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

QUAL O PAPEL DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO COMBATE A DESIGUALDADE DE GÊNERO?

Graduandos: Franciele de Carvalho Kobilarz e Thayna Braga
Orientadora: Ana Maria de Araújo Martins

TRANSTORNO DÉFICIT DE ATENÇÃO COM HIPERATIVIDADE NOS ANOS INICIAIS

Graduandos: Ana Luiza Souza
Lysamariê Avelar dos Santos

Orientadora: Ana Maria de Araújo martins

Edições Anteriores



006

005

004

003

002

Nenhum registro para exibir

Páginas

Sobre a Revista




Sobre a revista

 

UNIVERSITAS é uma publicação da FACULDADE DO NORTE PIONEIRO, sediada na cidade de Santo Antônio da Platina, PR, com o objetivo de divulgação de trabalhos dos corpos docente e discente da instituição, bem como de convidados de outros meios acadêmicos, da região e de todo o país.

UNIVERSITAS, revista de divulgação científica da FANORPI/UNIESP, objetiva publicação de artigos e comunicações de cunho científico, resenhas, revisões bibliográficas, resumos de teses e dissertações.

As contribuições deverão ter caráter científico e autenticidade e ser enviadas para apreciação do Conselho Editorial, que se reserva o direito de aceitá-las ou não e, eventualmente, sugerir modificações aos autores para adequar os textos à publicação. Trabalhos recusados serão oficialmente comunicados ao autor pelo presidente do Conselho Editorial.


Conselho Editorial

Maria das Graças Ferreira de Campos Zurlo- FANORPI
Vanessa Padilha Catossi – FANORPI
Mércia Miranda Vasconcellos Cunha – FANORPI

Marcel Fonseca Carvalho - FANORPI
Paulo Bassani – UEL

 

Núcleo de Apoio Técnico 

Guilherme da Silva Ramos – FANORPI

Departamento de Comunicação e Marketing - UNIESP

 

Apoio Técnico

Departamento de Comunicação e Marketing - UNIESP

 

Envio de Artigos e Edição


Edição 5 – 2017 (atual)

Próxima Edição: 6 em julho de 2018


Envio dos artigos para a próxima edição: até 30 de outubro de 2017.

Os artigos deverão ser enviados para:

Profa. Mércia Miranda Vasconcellos Cunha (evincifanorpi@gmail.com)

 

Fale Conosco


FANORPI - Faculdade do Norte Pioneiro
BR 153 – KM 40
Parque de Exposições Dr. Alício Dias dos Reis - Santo Antônio da Platina / PR
CEP: 86430-000

Fone – (43) 3534-4177

 

 

Normas para Publicação
 

UNIVERSITAS, revista de divulgação científica da FANORPI, objetiva publicação de artigos e comunicações de cunho científico, resenhas, revisões bibliográficas, resumos de teses e dissertações. As contribuições serão de autores da comunidade da FANORPI, de outras instituições de ensino ou pesquisa, nacionais ou estrangeiras, e de convidados. Os trabalhos deverão ser inéditos.

 

As contribuições deverão ter caráter científico e autenticidade e ser enviadas para apreciação do Conselho Editorial, que se reserva o direito de aceitá-las ou não e, eventualmente, sugerir modificações aos autores para adequar os textos à publicação. Trabalhos recusados serão oficialmente comunicados ao autor pelo presidente do Conselho Editorial.

A revista não se responsabiliza, individual ou solidariamente, por opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, de total responsabilidade dos autores.

Ao enviar artigo para análise, implicitamente seu autor concorda com todos os termos das normas de publicação e decisões de Conselho Editorial, abrindo mão de qualquer ação que às regras da revista se relacione. Trabalho publicado na revista terá direito a dois exemplares.

1 - Apresentação de Originais

As contribuições deverão ser enviadas por e-mail ao Conselho Editorial da revista, nas seguintes normas (baseadas na ABNT):

  • formato de arquivo: doc ou docx (editor de texto MS Word);
  • tamanho do papel: A4, orientação vertical;
  • margens:
    • esquerdo e superior: 3,0cm;
    • direita e inferior: 2,0cm.
  • fonte: Times New Roman
    • estilo: normal;
    • tamanho: 12pts.;
    • espaçamento entre caracteres: 100% e normal.
  • parágrafo:
    • alinhamento: justificado, sem hifenização;
    • recuo esquerdo e direito: 0;
    • primeira linha: 1,25cm;
    • espaçamento antes e depois: 0;
    • espaçamento entre linhas: 1,5cm;
    • tabulação: 0,5cm (padrão do MS Word).
  • Citação longa (mais de três linhas):
    • fonte em tamanho 10pts;
    • alinhamento: justificado, sem hifenização;
    • recuo esquerdo: 4cm; direito: 0;
    • primeira linha: sem afastamento;
    • espaçamento antes e depois: 0;
    • espaçamento entre linhas: simples.

2 - Categorias dos Trabalhos

  • artigos científicos: máximo de 20 (vinte) laudas (±650 linhas);
  • comunicações científicas e divulgações: máximo de 6 (seis) laudas (±192 linhas);
  • artigos de revisão: máximo 16 (dezesseis) laudas (±512 linhas);
  • resenha de livros: máximo de 3 (três) laudas (±96 linhas);
  • resumos de teses e dissertações: máximo de 1,5 (uma e meia) laudas (48 linhas).

3 - Línguas

Serão aceitos, preferencialmente, trabalhos redigidos em língua portuguesa. Contribuições em outros idiomas poderão ser aceitas mediante aprovação do Conselho Editorial.

4 - Artigos Científicos (NBR 6022 – INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - ARTIGO EM PUBLICAÇÃO PERIÓDICA CIENTÍFICA IMPRESSA - APRESENTAÇÃO)

São identificados como artigos científicos: estudos teóricos ou práticos referentes à pesquisa e desenvolvimento que atingiram resultados conclusivos significativos. Os originais relacionados com pesquisas experimentais devem conter todas as informações necessárias que permitam ao leitor repetir as experiências descritas e avaliar as conclusões do autor. Publicações de caráter científico deverão conter os seguintes tópicos:

  • titulo e subtítulo (se houver);
  • nome do autor;
  • resumo;
  • palavras-chave;
  • abstract;
  • key words;
  • texto (com divisão em itens e subitens) e
  • referências.

5 - Comunicações Científicas e Divulgações

São textos mais curtos, denominados de comunicações curtas ou cartas ao editor, nos quais são apresentados resultados preliminares, julgados novos ou especialmente relevantes, de uma pesquisa em curso. Apresentam as mesmas características dos artigos, mas são redigidos de maneira menos detalhada. Deverão conter as mesmas exigências do item 4, com exceção das divisões em itens e subitens.

6 - Artigo de Revisão

Consiste em breve resumo de trabalho existente, seguido de avaliação de novas ideias, métodos, resultados e conclusões, e bibliografia relacionando as publicações significativas sobre o tema. O autor da revisão de literatura deve ser um especialista. Os tópicos obrigatórios são:

  • título;
  • nome do autor;
  • resumo;
  • palavras-chave;
  • abstract;
  • key words;
  • introdução;
  • desenvolvimento;
  • conclusão;
  • referências.

7 - Resenha de Livro

É trabalho de síntese, publicado após edição de uma obra, tendo por objetivo servir de veículo de crítica e avaliação. Nela, o autor, um especialista, deve comparar, avaliar e criticar a obra, sob seu ponto de vista pessoal, em relação a outras produções e, em especial, ao estado da arte, equivalente ao nível mais alto de desenvolvimento de aparelho, de técnica ou de área científica, alcançado em tempo definido. A resenha deve, sempre, ser precedida da Referência.

8 - Resumo

Apresentação concisa e seletiva de texto, destacando de forma clara e sintética a natureza do trabalho, seus resultados e conclusões mais importantes, valor e originalidade. Deve ser redigido de acordo com a NBR 6028 Informação e documentação – Resumo - Apresentação, da ABNT. Conterá, obrigatoriamente, os seguintes tópicos:

  • título;
  • comissão examinadora;
  • resumo;
  • palavras-chave;
  • abstract;
  • key words.

9 - Itens Obrigatórios na Apresentação de Trabalhos

  • título: conciso, somente com inicial maiúscula, alinhado à esquerda, sem ponto final;
  • títulos internos e sub-títulos (seções): alinhados à esquerda, conforme de-termina a NBR 6024 Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação;
  • nome do autor: alinhamento à esquerda, sem ponto final, devendo ser es-crito por extenso, com especificação do currículo e endereço para correspondência completo, com inclusão de e-mail;
  • resumo e abstract (NBR 6028 Informação e documentação – Resumo – Apresen-tação): máximo de 250 palavras, redigido em parágrafo único, sem deslocamento inicial, e com alinhamento justificado.
  • palavras-chave e key words: mínimo de três e máximo de seis termos.
  • citações bibliográficas (NBR 10520 Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação): na apresentação de citações em documentos, diretas ou indiretas, poderão ser usados os sistemas autor-data ou numérico. Qualquer que seja o sistema adotado, deve ser seguido consistentemente ao longo de todo o trabalho, permitindo sua correlação na lista de referências ou em notas de rodapé. Ex.:

    Sistema autor-data:
    Lucács (1908, p. 15) afirma que “a presença de concreções de bauxita no...
    ...verdadeiro guia de leitura.” (FÁVERO; KOCK, 1994, p. 50)
    ...deterioração e morte de plântulas. (HENNING et al., 1991b)

    Sistema numérico:
    No texto:
    No Brasil, Aguiar Dias³: “Os conceitos de evento imprevi-sível e extraordinário são coincidentes, como coincidentes são os de previsível e ordinário.”
    Na nota de rodapé:
    ³ DIAS, José de Aguiar. A equidade é poder do juiz. Revis-ta Forense, Rio de Janeiro, v. 164, n. 633, p. 47-52, 1956, p. 48.

    Nas referências (em ambos os sistemas):
    DIAS, José de Aguiar. A equidade é poder do juiz. Revista Forense, Rio de Janeiro, v. 164, n. 633, p. 47-52, out.-dez. 1953.

  • referências (NBR 6023 Informação e documentação Referências – Elaboração): devem conter todos os dados necessários à identificação das obras dispostas em ordem alfabética. Para distinguir trabalhos diferentes da mesma autoria, será leva-da em conta a ordem cronológica, segundo o ano de publicação. Se num mesmo ano houver mais de um trabalho do mesmo autor, acrescentar uma letra ao ano. Ex.:

    ...contra fungos do solo (HENNING et al., 1991ª)
    ...deterioração e morte de plântulas (HENNING et al., 1991b)

10 - Complementos do Texto

Imagens (figuras, tabelas e quadros), com as respectivas legendas, deverão ser apresentados em folhas separadas e, preferencialmente, em CDs, com extensões tif, jpg ou bmp.
  • Figuras: são desenhos, gráficos e fotos. A palavra FIGURA (em caixa alta) e seu texto explicativo deverão ser escritos abaixo e receber numeração consecuti-va em algarismos arábicos. As fotos, se não estiverem digitalizadas, devem ser pre-to e branco, reveladas em papel brilhante e de alto contraste, devendo ser identifi-cadas no verso com o nome do autor, orientação da borda superior e número das legendas correspondentes. Os desenhos também serão aceitos em impressão a la-ser. Ex.:

    Figura 2 (Fonte: Best, 1997, p. 378 – adaptado)

  • Tabelas e quadros: as palavras TABELA e QUADRO (em caixa alta) e seu texto explicativo deverão ser escritas acima e receber numeração consecutiva em algarismos arábicos. Ex.:

    TABELA 1 – Relação estatura x peso em crianças;
    QUADRO 1 – Balanço patrimonial do cliente.
    Obs.: Quadro é a representação tipo tabular que não em-prega dados estatísticos.

11 - Notas de Rodapé

As notas de rodapé deve ser reduzidas ao mínimo. Devem ser indicadas com asterisco quando se tratar de informações referentes à qualificação, títulos ou credenciais do autor, e, em algarismo arábico, quando se tratar de informações referentes ao corpo do trabalho.

12 - Responsabilidade

As opiniões e conceitos contidos nos trabalhos são de exclusiva responsabilidade do autor.

13 - Agradecimentos

As menções de auxílio de fundações, conselhos e outras instituições poderão ser feitas inserindo o item Agradecimentos, após as conclusões.

14 - Ofício

O ofício de encaminhamento dos artigos deverá conter a assinatura de todos os autores, indicação da categoria do trabalho e área de publicação da UNIVERSITAS – Revista FANORPI de Divulgação Científica.

Obs. Os trabalhos enviados para publicação não serão devolvidos ao autor.

15 - Remessa

Os textos deverão ser enviados por e-mail para Conselho Editorial da UNIVERSITAS – Revista FANORPI de Divulgação Científica, no endereço pactarebus@uol.com.br, aos cuidados do professor Nelson Borges.