CURSOS




Logística

Graduação: Tecnólogo



4 Semestres


Presencial







Rafael Henrique dos Santos ()

INSCREVA-SE           


Descrição

O curso Tecnólogo em Logística desenvolve atividades específicas do setor, com foco na demanda atual das empresas em busca de competitividade. Tem como papel abranger as áreas de planejamento, coordenação e movimentação física e de informações sobre as operações e transportes, buscando a otimização de processos e padrões.


Apresentação e Perfil Profissional


O tecnólogo dessa área estuda e dimensiona sistemas de transporte e de armazenamento de produtos de forma econômica e segura, visando aprimorar o desempenho organizacional das empresas. Também otimiza os processos para a obtenção dos fluxos mais adequados pelo conhecimento da cadeia de suprimento e da relação entre as empresas. Ele pode atuar nos setores de controladoria, coordenação, expedição e almoxarifado e nos diversos segmentos de logística, como transporte, armazenagem, compras e distribuição. Em transporte, analisa o crescimento dos aglomerados urbanos e pesquisa medidas para solucionar problemas de trânsito e do transporte de pessoas e cargas. Aperfeiçoa e adapta sistemas de transporte coletivo à legislação vigente. Utiliza ferramentas de logística para garantir a viabilização técnica e econômica de embarque, desembarque e armazenagem de produtos. Pode, ainda, participar de projetos de engenharia de tráfego e atuar nos setores de educação e segurança no trânsito.

Mercado de Trabalho

A necessidade de manter um setor de logística adequado torna muito promissora esta área de atividade. Ele encontra boas oportunidades em empresas privadas dos mais diversos setores e portes, como transporte, automobilístico, alimentício, tecnologia e varejo. O comércio eletrônico também criou um mercado bastante amplo de distribuição de mercadorias.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Para aprender a lidar com o trânsito caótico das grandes cidades e a administrar o transporte de cargas com eficiência e baixo custo, é fundamental dominar diversas áreas de conhecimento. O currículo engloba disciplinas tanto de ciências exatas, como estatística e física, quanto de sociais aplicadas, como administração, marketing e psicologia social. As matérias específicas incluem transporte público, engenharia de tráfego, educação e segurança de trânsito. O estágio, de 400 horas, é obrigatório e feito em empresas públicas ou privadas do setor. Para se formar é necessário apresentar uma monografia ou um projeto.

Estágio Supervisionado

O estágio é um momento de fundamental importância no processo de formação profissional. Nós, da UNIESP, realizamos um treinamento que possibilita ao estudante vivenciar o que está sendo aprendido na Faculdade, tendo como função integrar as inúmeras disciplinas que compõem o currículo acadêmico, dando-lhes unidade estrutural e lhes testando o nível de consistência e o grau de entrosamento.



Resumo:


Nome do Curso: 
Tecnólogo em Logística
Ato Legal de Reconhecimento: Autorizados pela Portaria Normativa nº169, de 13 de setembro de 2012, publicada no D.O.U. 

Informações Gerais


Documento Download
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo