Crianças do extremo sul da cidade emocionam em Cantata de Natal promovida pela Faculdade de São Paulo

Data: 12/12/2017 | 0 Comentário

O Natal é uma das épocas mais especiais do ano, onde aflora o espírito de união e solidariedade. Pensando nisso, a Faculdade de São Paulo – Centro Histórico e a Faculdade de Música Carlos Gomes juntaram-se no dia 4 de novembro, às 18h, para uma emocionante Cantata de Natal, onde 120 crianças, de 6 a 14 anos, da Associação Jovens do Futuro, ONG localizada em Parelheiros, extremos sul da cidade de São Paulo, cantaram 6 músicas natalinas, acompanhadas pelo coral das Faculdades, formado por alunos de diversos cursos das Instituições, e regido pelo maestro da IES, Jonicler Real.

A iniciativa da Cantata de Natal surgiu como forma de aproximar ainda mais alunos de todos os cursos, colaboradores, professores e coordenadores. A ideia de realizar a ação partiu da coordenação de Projeto Sociais e de Pedagogia da Faculdade de São Paulo, que juntamente com a direção, engajaram não só os colaboradores à causa, mas também os alunos, que colocaram em prática o conteúdo adquirido em sala de aula.

“O Serviço Social está sempre adotando causas de cunho interventivo para que o aluno veja na prática como é realizado o trabalho no dia a dia. Nós conhecemos essa ONG [Associação Jovens do Futuro] próximo ao Dia das Crianças, quando nós realizávamos a procura de uma instituição para “adotar”, como parte de um projeto da disciplina do curso. Para a nossa surpresa essas crianças nunca tinham participado de uma ação parecida. Na época, nós adotamos a ONG e hoje a chamamos para participar novamente, dessa vez da Cantata de Natal”, disse a coordenadora de Serviço Social, Simone Eduardo.

Simone explica ainda sobre a precarização nos serviços de Assistência Social como um todo, além da redução do repasse de verbas para ONG’s nos últimos meses, que sofrem para manter um serviço de qualidade para seus assistidos. Sendo assim, aproximar a IES dessas iniciativas fortalecem ainda mais a ideia de unir a comunidade com os futuros assistentes sociais.

A Cantata de Natal, Músicos ao Vivo, Papai Noel e Muita Emoção

As crianças da ONG Associação Jovens do Futuro, o coral das Faculdades e músicos, todos sob a regência do maestro Jonicler Real, realizaram ao vivo uma apresentação emocionante com um total de 6 canções, com destaque para duas músicas: uma versão em português da música “Heal The World”, de Michael Jackson, e a cantiga da Turma do Balão Mágico, “É Tão Lindo”, que enaltece as diferenças entre as pessoas e o respeito que devemos ter uns com os outros.

Ainda durante a Cantata de Natal, as crianças também encenaram o nascimento de Jesus, momento que emocionou a todos que estavam assistindo.

Ao final da apresentação, elas foram surpreendidas com a presença do Papai Noel, que os recebeu com presentes, abraços e muito carinho. A escolha dos presentes foi feita pelas próprias crianças, que escreveram cartinhas dizendo quais eram seus pedidos para o bom velhinho. Os presentes foram carinhosamente comprados pelos alunos e colaboradores das Faculdades.

Elenice Santos da Silva do, gerente CCA Parque Florestal, ONG Associação Jovens do Futuro, juntamente com demais educadoras da ONG e algumas das mães que acompanharam as crianças na Cantata, estava na Faculdade realizando a organização das crianças, repassando as músicas antes da apresentação e contou que tanto ela quanto as crianças estavam muito felizes com a participação no evento.

“Foi realmente uma experiência maravilhosa, principalmente para as crianças, eles se prepararam com muito cuidado, todos preocupados e ansiosos por realizarem a apresentação no ambiente de uma Faculdade, realmente um sonho para eles e para nós. Essa experiência da Cantata de Natal vai ficar para sempre na memória deles, pois foi a primeira vez que eles fizeram uma ação dessas. Realmente um privilégio muito grande, foi emocionante”, comentou Elenice Santos da Silva, a gerente ONG Associação Jovens do Futuro.