CURSOS




Secretariado Executivo Bilíngue

Graduação: Bacharelado



6 Semestres


Presencial


Manhã | Noite




()

INSCREVA-SE           


Descrição

O propósito do curso de Secretariado Executivo - reconhecido pela Portaria Ministerial nº 2.140 de 16/06/2005, Publicado no D.O.U. de 20/06/2005 – é formar Profissionais habilitados no assessoramento de Executivos e Organizações. O(A) Secretário(a) Executivo(a) deve cuidar da gestão administrativa do departamento onde atua, planejando, organizando e dirigindo serviços de secretaria. As atividades incluem a redação de textos, inclusive em idioma estrangeiro, controle de agenda e follow-up, interpretação e sintetização de textos e documentos; coleta de informações para atingir os objetivos e metas da empresa.

Entre as Organizações que o profissional pode atuar estão as Empresas privadas e públicas, Autarquias, Fundações, Escolas, Sindicatos, Associações, etc. O Curso compreende disciplinas básicas e específicas e um estágio regulamentado entre o 4º e o 6º semestre letivo.

 

 Missão e Objetivos

O Curso de Secretariado Executivo tem a missão de formar Profissionais tecnicamente capazes, Cidadãos conscientes da realidade brasileira e mundial para que possam atuar a partir de um ponto de vista crítico e humanístico.

 

 Estágio Supervisionado

O Estágio Supervisionado desempenha papel importante na formação do(a) futuro(a) Secretário(a) Executivo(a), pois, favorece a compreensão da realidade empresarial, ao mesmo tempo em que propicia a aquisição de competências para responder adequadamente a qualquer cultura organizacional.

O Estágio exigido é prático e pressupõe a participação em atividades de Secretaria em diversos tipos de organização com a realização de múltiplas atividades que dizem respeito à competência do(a) Secretário(a) Executivo(a). A duração do Estágio é de 220 horas, sendo 70 horas a serem realizadas no 4o. Semestre, outras 70 horas no 5o. Semestre e no 6o. Semestre 80 horas.

Durante o Estágio, o aluno recebe toda a orientação necessária para sua realização e é acompanhado pelo Professor orientador do Estágio até a entrega do relatório final, que deverá obedecer as normas contidas no regulamento estabelecido pela Instituição.

A finalidade do estágio é fortalecer a integração da teoria e prática, aumentando substancialmente, a efetividade do processo ensino/aprendizagem. Essa integração será efetivada da seguinte forma:

- Estágio Supervisionado e orientado por Professores competentes, buscando meios para que o aluno possa aplicar o conteúdo da disciplina no seu ambiente de trabalho;

- Incentivar o crescimento do CAASE Centro de Apoio ao aluno do Secretariado Executivo (SE);

- Incentivar a atuação na Empresa júnior com a participação do curso de Administração;

- Envolver o aluno nas atividades de pesquisa e extensão.

O estágio pode ser realizado em Organizações com ou sem fins lucrativos, ou junto a Profissionais liberais, desde que possuam registro e a identificação do Cadastro Geral de Contribuintes - CGC - ou outra identificação que a substitua.

 

 Perfil do Profissional

Bacharel em Secretariado Executivo. Visão empresarial ampla, atuando como Assessor(a) Executivo(a), agindo e multiplicando processos decisórios junto a centro de deliberações; Gestor, exercendo novas responsabilidades e atribuições, repensando o escritório ou departamento com a visão de um administrador/gestor, planejando e controlando programas de desenvolvimento e otimização dos processos; Empreendedor, sugerindo e promovendo ideias inovadoras, com a necessária iniciativa e criatividade, fundamentais para a competitividade no mercado profissional.

Promover e praticar soluções alternativas dentro de um pensamento analítico e crítico, atendendo uma tendência de mudança da relação trabalho/emprego, criando oportunidade como Colaborador ou Prestador de serviços de consultoria, sugerindo e transformando as necessidades em oportunidades e vantagem competitivas.

 

Ato Legal de Reconhecimento: Portaria nº 2140 de 16/06/2005 D.O.U 20/06/2005

Duração Mínima: 6 semestres

Duração Máxima: 10 semestres

Informações Gerais


Documento Download
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo