A Pedagogia tem o poder de transformar o sujeito e mudar a sua realidade no âmbito intelectual, emocional, social e cultural. Assumir o compromisso com essa área de atuação é compreender que o estudante está em processo de transformação e precisa de um direcionamento educacional (e pessoal) de forma firme, porém, afetuosa e acolhedora.

Veja a lista com 7 filmes inspiradores que mostram o dia a dia de educadores, alunos e suas rotinas, desafios e as alegrias:

#1. Uma Lição de Vida (Direção: Justin Chadwick, 2014)

Uma emocionante narrativa de superação baseada em uma história real. Um africano de 84 anos luta para receber educação básica e se alfabetizar. Ele é admitido em uma escola de pré-escolares e, entre crianças de seis anos e um professor dedicado, ultrapassa os limites de um passado colonial e violento.

# 2. Sociedade dos Poetas Mortos (Peter Weir, 1989)

O novo professor de Inglês John Keating é introduzido a uma escola preparatória de meninos que é conhecida por suas antigas tradições e alto padrão. Ele usa métodos pouco ortodoxos para atingir seus alunos, que enfrentam enormes pressões de seus pais e da escola. Com a ajuda de Keating, os alunos Neil Perry, Todd Anderson e outros aprendem como não serem tão tímidos, seguir seus sonhos e aproveitar cada dia.

# 3. Mentes Perigosas (John N. Smith, 1995)

Louanne Johnson, um oficial da marinha, abandona a vida militar para ser professora de inglês. Porém logo na primeira escola em que trabalha, ela se depara com diversas barreiras, tendo que lidar com a rebeldia dos alunos. Como a professora não consegue a atenção da sua classe, ela parte para outra forma de ensino e passa a dar aulas com karatê e músicas de Bob Dylan, tentando ajudar a turma através de métodos pouco convencionais.

# 4. Entre os Muros da Escola (Laurent Cantet, 2008)

François Marin trabalha como professor de língua francesa em uma escola, localizada na periferia de Paris. Ele e seus colegas de ensino buscam apoio mútuo na difícil tarefa de fazer com que os alunos aprendam algo ao longo do ano letivo. Marin tem na escola alunos problemáticos, violência, tensões étnicas entre os alunos, o que testa sua paciência e, mais importante, sua determinação como um educador.

# 5. Escritores da Liberdade (Richard LaGravenese, 2007)

Em Los Angeles, uma dedicada professora de uma escola dividida por raças ensina uma turma de alunos adolescentes que apresenta problemas de aprendizagem. Ela tenta inspirá-los a acreditarem em si mesmos e a atingirem o sucesso, pois estão prestes a serem reprovados.

#6. Nascidos em Bordéis (Zana Briski, Ross Kauffman, 2004)

Ao conhecer o bairro de prostituição da cidade de Calcutá, na Índia, a fotógrafa Zana Briski se compadece da precária condição de suas crianças e as ensina a fotografar, revelando talentos e possibilidades onde antes só existia miséria.

# 7. Preciosa - Uma História de Esperança (Lee Daniels,2009)

Grávida de seu próprio pai pela segunda vez, Claireece "Preciosa" Jones de 16 anos, não sabe ler nem escrever e sofre abuso constante nas mãos de sua mãe. Instintivamente, Preciosa vê uma chance de mudar de vida quando ela tem a oportunidade de ser transferida para uma escola alternativa. Sob a orientação firme e paciente de sua nova professora, Sra. Rain, Preciosa começa a viagem da opressão para autodeterminação.