Escolheu jornalismo entre as opções de graduação, mas não sabe exatamente em quais áreas do mercado de trabalho você pode atuar? Calma, a gente te ajuda.

A rotina de um jornalista muitas vezes se resume a reportagens, apuração e entrevistas. O trabalho pode ser executado em uma emissora de TV ou de rádio, em uma redação e, com o avanço da tecnologia é possível também trabalhar home office. Mas não só disso vive um profissional de jornalismo, o curso oferece uma enorme possibilidade de sucesso no mercado de trabalho, dá só uma olhada: 

Repórter: O profissional que está sempre na rua, buscando informações, escrevendo, gravando ou apurando fatos.

Editor chefe: É o mais alto nível do jornalismo de mídias tradicionais: impresso, TV e rádio. O profissional trabalha analisando a qualidade dos textos produzidos e ele que decide o que será publicado.

Pauteiro: O jornalista pauteiro é responsável por trazer as novidades a essas redações.

Chefe de reportagem: é o profissional que lidera as equipes de reportagem dentro de um veículo de comunicação.

Radialista: Profissional que narra, dirige, escreve, planeja ou produz programas de informação ou entretenimento para o rádio e muitas vezes é formado em Rádio e TV ou em jornalismo.

Apresentador de telejornal: A profissão mais sonhada de atuação dos formados em jornalismo, consiste em apresentar, narrar e decorrer dos fatos noticiosos para o telespectador.

Assessor de imprensa: É o profissional que faz o intermédio entre a imprensa e o cliente, que pode ser uma empresa, uma instituição ou pessoa física.

Comunicação institucional: O profissional que atua nesta área faz a mediação entre uma organização e aqueles que fazem parte dela, ele é responsável por gerenciar toda comunicação internação da empresa.

Social Media: Já sabemos que jornalista trabalha com redação, mas, você sabia que o profissional pode atuar como redator, criando conteúdo para internet? Empresas e instituições utilizam este meio também para se comunicar com seu público, portanto, muitas vezes essa função é delegada ao jornalista.

Fotojornalista: Essa atuação foge um pouco da rotina de escrever e produzir conteúdo através de palavras. O profissional de fotojornalismo trabalha capturando imagens de diversos acontecimentos que consigam por si só transmitir o fato.

E agora, fico mais fácil né? Comenta para gente qual área você se identificou.

 

Tatiane Araújo - jornalista 





     


Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!