Existem diversos sites de Bancos de Imagens, pagos e gratuitos, onde qualquer um pode, mediante pagamento ou de forma gratuita, utilizar.

Muitas pessoas têm o costume de usar imagens que encontram no Google em diversos trabalhos, sem se preocupar com os direitos autorais. Mas essa prática pode acarretar alguns problemas judiciais caso o autor não tenha disponibilizado a imagem para uso livre.

Quem é Designer ou Publicitário deve ficar alerta, pois mesmo que o cliente queira “aquela imagem do Google”, se acontecer algum problema em relação aos diretos autorais, a responsabilidade pode recair para quem utilizou a imagem sem autorização e não para o cliente.

Listamos alguns bancos de imagens que você pode baixar fotos e vetores sem correr riscos, confira:

Shutterstock
O Shutterstock é um dos melhores bancos de imagens, diversos profissionais utilizam. Ele tem gama de imagens e vetores ótimos, que se encaixam para diversos trabalhos. Mas o valor é um pouco salgado, contudo, eles disponibilizam vários planos, como o básico, que você pode baixar 5 imagens ou vetores por US$49 dólares, ou ainda 25 downloads por US$ 229, válidos por um ano. Nos planos profissionais você pode escolher pagar de um mês a 1 ano, dependendo da sua necessidade.

Dreamstime
O Dreamstime tem uma das maiores galerias, com quase 9 milhões de fotografias e muitas delas são gratuitas. Caso o usuário queira alguma que é paga, existem planos para download e pacotes de créditos. Para os fotógrafos de plantão, existe ainda a possibilidade de vender suas fotografias para o Dreamstime e receber entre 30% e 60% de comissão.

iStock
No iStock, além de imagens, é possível encontrar um vasto material de vídeo e áudio em alta qualidade. Os preços também são interessantes, com diversos pacotes.

Freepik
Este é um ótimo banco de imagens com fotos e vetores de boa qualidade, e o melhor: é “grátis. O Freepik tem layout limpo e bem fácil para pesquisar e fazer download.

Pixabay
Uma galeria fantástica, com imagens de alta qualidade e gratuitas. O usuário não precisa se cadastrar para fazer download. O Pixabay tem uma página clean e de fácil acesso para a busca de fotos.

MorgueFile
O MorgueFile é uma ótima fonte para quem está sempre em busca de imagens de qualidade e gratuitas. Fácil acesso, visual limpo e não exige cadastro para baixar.

Unprofound
O lado diferente e bacana do Unprofound é a opção de buscar por cor. Ao escolher a imagem, o banco te apresenta uma vasta listagem com a predominância da cor escolhida. Para salvar a imagem basta clicar com botão direito do mouse e pronto. O lado ruim deste banco de imagem: não possui muita opção na escolha de imagens.

Gostou das dicas? Caso utilize um banco de imagem não citado, deixa aqui nos comentários!

Tatiane Nobre, Designer.