Existem diversos sites de Bancos de Imagens, pagos e gratuitos, onde qualquer um pode, mediante pagamento ou de forma gratuita, utilizar.

Muitas pessoas têm o costume de usar imagens que encontram no Google em diversos trabalhos, sem se preocupar com os direitos autorais. Mas essa prática pode acarretar alguns problemas judiciais caso o autor não tenha disponibilizado a imagem para uso livre.

Quem é Designer ou Publicitário deve ficar alerta, pois mesmo que o cliente queira “aquela imagem do Google”, se acontecer algum problema em relação aos diretos autorais, a responsabilidade pode recair para quem utilizou a imagem sem autorização e não para o cliente.

Listamos alguns bancos de imagens que você pode baixar fotos e vetores sem correr riscos, confira:

 

Shutterstock
O Shutterstock é um dos melhores bancos de imagens, diversos profissionais utilizam. Ele tem gama de imagens e vetores ótimos, que se encaixam para diversos trabalhos. Mas o valor é um pouco salgado, contudo, eles disponibilizam vários planos, como o básico, que você pode baixar 5 imagens ou vetores por US$49 dólares, ou ainda 25 downloads por US$ 229, válidos por um ano. Nos planos profissionais você pode escolher pagar de um mês a 1 ano, dependendo da sua necessidade.

 

Dreamstime
O Dreamstime tem uma das maiores galerias, com quase 9 milhões de fotografias e muitas delas são gratuitas. Caso o usuário queira alguma que é paga, existem planos para download e pacotes de créditos. Para os fotógrafos de plantão, existe ainda a possibilidade de vender suas fotografias para o Dreamstime e receber entre 30% e 60% de comissão.

 

iStock
No iStock, além de imagens, é possível encontrar um vasto material de vídeo e áudio em alta qualidade. Os preços também são interessantes, com diversos pacotes.

 

Freepik
Este é um ótimo banco de imagens com fotos e vetores de boa qualidade, e o melhor: é “grátis. O Freepik tem layout limpo e bem fácil para pesquisar e fazer download.

 

Pixabay
Uma galeria fantástica, com imagens de alta qualidade e gratuitas. O usuário não precisa se cadastrar para fazer download. O Pixabay tem uma página clean e de fácil acesso para a busca de fotos.

 

MorgueFile
O MorgueFile é uma ótima fonte para quem está sempre em busca de imagens de qualidade e gratuitas. Fácil acesso, visual limpo e não exige cadastro para baixar.

 

Unprofound
O lado diferente e bacana do Unprofound é a opção de buscar por cor. Ao escolher a imagem, o banco te apresenta uma vasta listagem com a predominância da cor escolhida. Para salvar a imagem basta clicar com botão direito do mouse e pronto. O lado ruim deste banco de imagem: não possui muita opção na escolha de imagens.

 

Gostou das dicas? Caso utilize um banco de imagem não citado, deixa aqui nos comentários!

Tatiane Nobre, Designer.





     


Deixe seu comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado.




    Seja o primeiro a comentar!