CURSOS




História

Graduação: Licenciatura



6 Semestres


Presencial


Manhã | Noite


2600 Horas

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Descrição

O curso prepara historiadores capazes de investigar a evolução dos acontecimentos de todas as épocas. Com espírito investigativo, esse profissional interpreta criticamente os eventos históricos, estuda e analisa a vida cultural, social, econômica e política de determinada época ou sociedade.

Perfil Profissional

O curso de História da FABI busca garantir que seus egressos tenham uma sólida formação de conteúdos históricos e pedagógicos que possibilitem tanto a vivência crítica da realidade do ensino fundamental e médio como também a experimentação de novas propostas históricas, que considere a evolução dos estudos, bem como, uma formação geral complementar envolvendo outros campos do conhecimento necessários ao exercício do magistério.

O curso também visa uma formação que os prepare para enfrentar os desafios das rápidas transformações da sociedade e das condições de exercício profissional, com domínio dos conteúdos a serem socializados e consciência do seu papel de educador tendo autonomia, responsabilidade, comprometimento com a sua atuação, condições de avaliar e utilizar novas tecnologias de ensino, as TICs, assim contribuindo para o exercício da cidadania, destacando as habilidades e conteúdos articulados para a formação de um perfil que atenda os objetivos propostos pelo curso. 

O graduado deverá estar capacitado ao exercício do trabalho Histórico, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza dos conhecimentos Históricos e das práticas essenciais de sua produção e difusão, bem como de seus principais agentes teóricos que discutem o saber histórico na atualidade.

Atendidas estas exigências básicas e conforme as possibilidades, necessidades e interesses da IES, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais especificas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério em todos os graus, preservação do patrimônio, assessorias a entidades privadas ou públicas nos setores públicos, artísticos, turísticos entre outros), uma vez que a formação do profissional de História se fundamenta no exercido da pesquisa, no magistério em todos os âmbitos e na preservação do Patrimônio cultural. Em outras palavras, não é possível desvincular a pesquisa da atividade docente, pois esta última exige, em sua atuação cotidiana, a pesquisa sistemática, como também se constitui em campo especifico de investigação: a do ensino de História.

O profissional de História deverá:

- Compreender a importância da aprendizagem da História e estar capacitado para o trabalho de Historiador, na formação de indivíduos críticos para o exercício de sua cidadania.
- Ser flexível, aplicando o conhecimento e as experiências adquiridas ao longo do curso nos diversos campos do ensino de história.
- Ter criatividade e versatilidade, apropriando-se da tecnologia, de forma a poder utilizar materiais alternativos e softwares como recursos didáticos para o ensino de história.
- Ser um pesquisador da própria prática e reflexivo na sua atuação docente.
- Compreender as relações professor-aluno-escola-sociedade.
- Compreender o papel do seu componente curricular na área em que se insere.
- Planejar e gerenciar o tempo, o espaço, rotinas escolares e planos de trabalho.
- Ter uma visão abrangente, histórica e epistemológica da história.
- Possuir uma sólida formação de conteúdos de história e da práxis pedagógica.
- Adquirir sólida fundamentação teórico–prática para exercer sua função docente dentro da realidade educacional brasileira.
- Possuir capacidade crítica de propor soluções para ajudar a resolver os problemas do cotidiano escolar.
- Ter visão abrangente do papel social do historiador, enquanto multiplicador do conhecimento e capacidade de atuar em equipes multidisciplinares.
- Possuir a consciência de seu papel social como educador; autocrítica, ética e capacidade para busca do constante autoaperfeiçoamento profissional e pessoal visando o desenvolvimento e a melhoria da qualidade de vida da região e do país.
- Ter e gerar motivação epistêmica, traduzida como permanente inquietude intelectual;
- Apresentar comprometimento com a inovação, aceitando-a e promovendo-a, numa atitude que coloca a Ciência em constante avaliação;
- Estar em sintonia crítica com o panorama contemporâneo profissional, buscando atualização contínua e voltando-se a perspectivas multi e interdisciplinares.
- Competência ética, projetando uma atuação profissional caracterizada por indicadores que habilitem: o comprometimento com a escola, considerando-a espaço efetivo de ensino com responsabilidade social e educacional e com as consequências da atuação docente no mundo do trabalho; entender-se como educador, exercendo práticas pedagógicas que estabeleçam a harmonia Ciência/Compromisso com a vida; negar espaço para qualquer forma de discriminação; desenvolver uma atitude pedagógica geradora de compromisso com a verdade, que não admite práticas antiéticas no decurso do processo ensino/aprendizagem, seja no convívio em sala de aula, seja na realização das tarefas escolares, trabalhos escritos, provas, estágios e outras; promover a ética como bem comum na comunidade escolar.

Mercado de Trabalho

O licenciado em História estará habilitado para atuar nos seguintes campos:

- Educação do ensino fundamental e médio em história;
- Educação do ensino fundamental em geografia, casos em que conste com 160 h de ensino de geografia na grade curricular;
- Na elaboração de materiais para utilização do ensino de história;
- Em cargos administrativos relacionados à Educação;
- Em atividades de preservação do Patrimônio Histórico cultural; 
- Em institutos de pesquisas que não desenvolvem atividades de ensino,
- Em órgãos públicos e ONGs que possuem atuação intimamente relacionada às atividades educacionais;

Objetivos

Para atender aos avanços tecnológicos e visando a inserção no mercado de trabalho o curso de Técnico em Estética pretende investir na formação completa de sua clientela, visando o desenvolvimento de competências exigidas pelas instituições de saúde e beleza, preocupando-se em formar profissionais capazes de conquistar seu espaço na construção e reconstrução da vida produtiva e da própria sociedade.

Pretende o Centro Educacional de Birigui, que os alunos desenvolvam percepção e compreensão do conjunto da área, permitindo-lhes diálogo e interação com outros profissionais e condições de ampliações de sua atuação em equipes multidisciplinares.

Pretende, ainda, que os profissionais formados incorporem a função social vinculada a sua atividade, atuando no sentido de elevar a auto-estima e a qualidade de vida de grupos sociais menos favorecidos ou portadores de necessidades especiais.

O Curso na Instituição

A população da microrregião de Birigui, visando estabelecer maiores contatos culturais e assim propiciar o desenvolvimento do espaço no qual está inserida, apresenta-se como uma cliente em potencial para o aprendizado de história.

O curso de história vem suprir a necessidade sociocultural da região, visto que os últimos concursos da rede pública de ensino, ocorridos no estado de São Paulo, não conseguiram preencher as vagas para o magistério em história, ocasionando um caos em nossa região, pois não se tem professores suficientes para demanda. Além de atender à necessidade de ampliar o campo de ação profissional, baseando-se na concepção de que a História sempre foi considerada como uma ciência primordial para compreensão da realidade. Com respeito ao desenvolvimento sócio-econômico, o Curso de Historia procura acompanhar o acelerado processo de crescimento da região. Com a expansão populacional que vem ocorrendo em todo seu entorno, assim o Curso de História se torna um meio eficaz de atendimento às necessidades da região.

Economicamente, o domínio da História mostra-se fundamental no processo de compreensão da produção e organização espacial. Já no que diz respeito aos âmbitos culturais e educacionais, existem elementos de peso para sustentar a demanda por um Curso História, a saber:

- a permanente necessidade de integração cultural – evidenciada pelo processo de globalização – entre o Brasil e os outros países dos continentes, no que tange à inserção na comunidade internacional;
- a falta de profissionais na área nas instituições de Ensino Oficiais de ensino fundamental e médio;
- o interesse crescente no setor público por profissionais habilitados em Historia, para cuidar do patrimônio artístico cultural de nossa região.

Ao mesmo tempo em que atende às necessidades econômica, educacional e cultural da região na qual está inserido, o funcionamento do Curso de História também servirá de apoio à pesquisa e a outras atividades de extensão junto aos demais cursos ministrados pela Instituição. Assim a FACULDADE BIRIGUI torna-se agente disseminador de conhecimento da História na sociedade em que está inserido.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso
Regulamento do TCC

Corpo Docente


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