CURSOS




Administração

Graduação: Bacharelado



8 Semestres


Presencial





3000 Horas

()

INSCREVA-SE           


Descrição

O gerenciamento dos recursos humanos, materiais e financeiros de uma organização. O administrador é o profissional responsável pelo planejamento das estratégias e pelo gerenciamento do dia a dia de uma empresa. Ele ajuda a definir, a analisar e a cumprir as metas da organização. Trabalha em praticamente todos os departamentos, nos quais gere recursos financeiros, materiais, humanos e mercadológicos. Conduz as relações entre a empresa e os empregados, participando dos processos de seleção, admissão e demissão de funcionários, e do relacionamento com os sindicatos de cada categoria. Implementa planos de carreira e programas de benefícios. Coordena, ainda, os recursos materiais da companhia, controlando a compra e a estocagem de matérias primas e produtos finais. No setor financeiro, cuida de orçamentos e fluxo de caixa. Também se envolve com a publicidade e o marketing, na promoção de vendas dos produtos ou serviços

 

MERCADO DE TRABALHO

O bacharelado em Administração é o curso com o maior número de formandos a cada ano. Segundo o último Censo da Educação Superior, divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2011, existiam no país em 2010 cerca de 705 mil futuros administradores. Esses dados dão uma ideia de quão concorrido é esse mercado. O administrador é procurado em todos os setores do mercado. A Região Sudeste oferece as melhores oportunidades. A maioria das empresas contrata o profissional ainda durante a graduação como trainee; muitos são efetivados depois de formados.

 

ADMINISTRAÇÃO NA FACULDADE DE BAURU

O curso de Administração da Faculdade de Bauru tem por filosofia a preparação do homem e do profissional para a sociedade de informação e de serviços. O profissional para este novo milênio precisa ser empreendedor, ético, responsável socialmente, comprometido com o aprendizado contínuo e possuir competências intelectuais, técnicas ou metódicas, organizacionais, comunicativas, sociais, comportamentais e políticas. Formar administradores que poderão atuar como executivos, gerentes em funções administrativas e empreendedores, preparados tanto conceitualmente quanto instrumentalmente para contribuírem com o sucesso das organizações em que atuarem.

 

MISSÃO DO CURSO

Selecionar, formar e qualificar o profissional de Administração para bem desempenhar comportamentos éticos de sua profissão e atuar em defesa do patrimônio e da sociedade contribuindo com inteligência e justiça para o desenvolvimento econômico e social da sua região e do seu país.

Ato Legal de Autorização ou Reconhecimento: reconhecido pela Portaria Ministerial nº 737 de 30 de dezembro de 2013, publicada no Diário Oficial da União em 31 de dezembro de 2013.
Órgão de Classe: Conselho Regional de Administração (CRA)

NEPE – NÚCLEO DE ESTUDOS E PRÁTICAS EMPRESARIAIS

Visando o aprender e praticar a teoria fazendo o aspecto social que a administração, suas ramificações e abrangências significam para com as empresas públicas e privadas e sem fins lucrativos os cursos preveem a criação do NEPE titulada como Núcleo de Estudos e Práticas Empresariais (NEPE) tornando mais dinâmico os cursos de Administração, Gestão da Tecnologia da Informação, Logística e Tecnologia em Processos Gerenciais para integrá-lo definitivamente as comunidades abrangidas.

 

O Núcleo de Estudos e Práticas Empresariais é uma unidade acadêmica.  Está instalado na Rua: Rua Anhanguera, 9-19, Município de Bauru estado de São Paulo. Tem como objetivo proporcionar extensão da sala de aula como laboratório de práticas educacionais em busca de ampliar as atividades de pesquisas auxiliando no desenvolvimento regional, assim não tem corpo jurídico estabelecido.

 

As atividades e ou projetos realizados poderão ser utilizados como horas para Atividades Complementares e ou Estágio Supervisionado de acordo com a aprovação da coordenação do curso.

 

ATIVIDADES COMPLEMENTARES

Conforme o artigo 8 da resolução CNE/CES 10 de 2004, as atividades complementares são componentes curriculares que possibilitam o reconhecimento, por avaliação, de habilidades, conhecimentos e competências do aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar, abrangendo a prática de estudos e atividades independentes, transversais, opcionais, de interdisciplinaridade, especialmente nas relações com o mundo do trabalho e com as ações de extensão perante a comunidade, devem constituir-se de componentes curriculares enriquecedores e implementadores do próprio perfil do formando, sem que se confundam com estágio curricular supervisionado. Possuem um caráter integrador entre a graduação, a pesquisa e a extensão, fazendo com que as ações do Curso estejam em sintonia com as funções da IES, do mercado de trabalho e da sociedade. Possibilitam oportunidades para o envolvimento do alunos em práticas extracurriculares que venham a apoiar seu crescimento, não apenas teórico e técnico, mas também humano e social.

 

A carga horária total exigida para o curso de Administração é 200 horas.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Considera-se Estágio Supervisionado a atividade de complementação acadêmica nos moldes estabelecidos pela legislação vigente. A disciplina é cumprida em estabelecimento empresarial ou projetos realizados na própria Instituição que resulta em um trabalho de observação em campo de atividades práticas relacionadas à Administração. O aluno deve relacionar as atividades observadas à fundamentação teórica prévia ou simultaneamente adquirida. Tal como estabelecido na legislação, sua realização é obrigatória e o não cumprimento da disciplina impede o aluno de obter o registro de seu diploma, não alcançando assim o Bacharelado em Administração. Portanto, o Estágio Supervisionado tem como finalidade básica proporcionar a complementação da formação acadêmica e, ao mesmo tempo, permite que o aluno tenha acesso ao seu futuro campo de atuação profissional. Um contato direto com questões práticas e teóricas, através do cumprimento de determinado número de horas, conforme estabelece o currículo do curso.

 

Para o curso de Administração, a carga horária é de no mínimo 300 (trezentos) horas, devendo iniciar-se a partir do 4° (quarto) semestre do curso.

Informações Gerais


Documento Download
Atividades Complementares do Curso
Estágio Supervisionado do Curso
Matriz Curricular do Curso
PPC - Projeto Pedagógico do Curso

Corpo Docente


Nome Email Currículo