publicações

A CIDADE DE BAURU E O IESB TÊM HISTÓRIA!

Data: 18/02/2022 | 0 Comentário

Bauru é o município mais populoso do Centro-Oeste paulista, localizando-se a noroeste da capital do Estado, distanciando-se dela cerca de 326 km.

O IDD - Índice de Desenvolvimento Humano - da cidade é bem elevado em relação a outras cidades brasileiras, ocupando o 47º lugar no Estado de São Paulo.

Sua fundação é datada de 1896, quando começa a Marcha para o Oeste, um movimento que inicia o povoamento da região. Na segunda metade do século XX, a cidade se torna mais povoada e desenvolvida, principalmente por causa da construção da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, que fortalece a sua economia cafeeira. Tempos depois, Bauru se torna uma cidade industrializada.

Quanto à Cultura e às Artes, destacam-se o Centro Cultural de Bauru,o Teatro Municipal "Celine Lourdes Alves Neves", o Jardim Botânico Municipal e o Horto Florestal de Bauru, equipamentos muito conhecidos e visitados pelos docentes e discentes do IESB, que frequentemente realizam trabalhos de campo, visitas técnicas, participam de eventos e de outras atividades que mantêm seus laços sempre fortes com a comunidade. O IESB é um desses importantes patrimônios da cidade de Bauru, fundado em 1999 e mantido atualmente pela UNIESP S/A, sendo uma das Instituições de Ensino mais bem conceituadas da região.

Teria sido em Bauru a criação do famoso sanduíche que leva seu nome e que isso pode ser comprovado.

Se há, no entanto, algo que pode ser comprovado quanto ao IESB, é a sua comprovada oferta de ensino de qualidade, certificada por 90% de seus alunos. Também é uma IES famosa pelo seu corpo docente formado por Mestres e Doutores em quase sua totalidade.

Por meio de suas atividades de pesquisa e de extensão,  é que mantém um forte vínculo com a comunidade. Nas atividades de extensão, por exemplo, oferecidas mesmo antes delas se tornarem obrigatórias por meio da Resolução 07/2018, o IESB presta serviços à comunidade por meio de seu Núcleo de Pesquisa e Extensão, que reúne os Núcleos de seus Cursos, como o Núcleo de Prática Jurídica, que orienta e encaminha  a população nas questões do Direito para os órgãos oficiais e para  profissionais licenciados para que possam resolvê-los em definitivo e dentro da lei.

Todos os seus Cursos são muito bem avaliados pelo MEC, mas, para representá-los neste breve histórico,  vale destacar a existência e o destaque de seu Curso de Design, muito conhecido por ter trabalhos realizados e premiados por discentes e docentes do Curso e atividades de vulto sempre divulgados, por exemplo, pela página do Facebook Diverso Design.

Dentre os trabalhos realizados pelos alunos do Curso de Design do IESB que receberam destaque e prêmios, citamos:

• Taís Vasconcelos Medeiros : Modularidade aplicada no mobiliário infantil: extensão da vida útil. 2014;
  • Amanda Izabel Gomes e Jamílson Ricardo : Reutilização de tubos de papelão descartados na fabricação de mobiliário sazonal para eventos.
  • Tadeu Ferraz de Camargo Erba: Guia de inspiração para ambientes criativos.

O IESB, atualmente, tem como meta a sua transformação em Centro Universitário num futuro próximo, o que será um ganho sem precedentes a todos que dele fazem parte, mas, principalmente à população de Bauru e de seu entorno.

Bauru merece!

IESB Design no Uniesp News. Clique aqui