CURSOS




Engenharia Civil

Graduação: Bacharelado






Presencial







()

INSCREVA-SE           


Descrição

Apresentação e Perfil Profissional

É o ramo da engenharia que projeta, gerencia e executa obras como casas, edifícios, pontes, viadutos, estradas, barragens, canais, portos, etc. O engenheiro civil projeta, gerencia e acompanha todas as etapas de uma construção ou reforma. Sua atuação inclui a análise das características do solo, o estudo da insolação e da ventilação do local e a definição dos tipos de fundação. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, especificando as redes de instalações elétricas, hidráulicas e de saneamento do edifício e definindo o material que será usado. No canteiro de obras, chefia as equipes de trabalho, supervisionando prazos, custos, padrões de qualidade e de segurança. Cabe a ele garantir a estabilidade e a segurança da edificação.

Mercado de Trabalho

O mercado para o engenheiro está aquecido em todo o País, e a expectativa é melhorar ainda mais nos próximos anos, já que teremos dois grandes eventos no Brasil: a Copa do Mundo, em 2014, e os Jogos Olímpicos, em 2016. A construção civil é o setor que mais absorve este bacharel. O aquecimento do mercado imobiliário nos últimos anos segue influenciando a grande procura por este engenheiro. Escritórios de arquitetura também costumam contratar o profissional para atuar no planejamento de projetos.

Principais Disciplinas Teóricas e Práticas

Matemática, física, estatística, desenho e lógica são o forte do currículo. Portanto, prepare-se para exercitar suas habilidades em cálculo. Há atividades em laboratório e matérias das áreas de administração e economia que ensinam técnicas e métodos de gerenciamento de projetos e equipes. Nos três anos finais, você cursa disciplinas mais ligadas às áreas de especialização escolhidas: estruturas, construção civil, hidráulica e saneamento, transportes ou geotecnia. Para obter o diploma, o estágio é obrigatório, assim como um trabalho de conclusão de curso.

Os objetivos do Curso Superior de Engenharia Civil do Centro Universitário Capital é proporcionar ao Mercado de Trabalho um profissional preparado para atuar nas necessidades específicas desta área corporativa.

Para alcançar este objetivo procuramos alinhar a estrutura curricular, a definição do perfil do egresso a que se quer alcançar, o contexto educacional e as necessidades do mercado de forma a capacitar profissionais para atuarem na área. Formar um profissional com sólido conhecimento técnico e científico, capacitando-o para atuar na construção civil e em obras de infraestrutura, seja como projetista, consultor ou coordenador de obras, atendendo ao crescimento regional e de todo o país, sempre pautado em conceitos que busquem continuamente o desenvolvimento sócio-ambiental.

O curso de Engenharia Civil da Unicapital objetiva formar profissionais capazes de gerenciar, planejar, executar e coordenar as ações de que visem a melhoria das relações socioeconômicas do setor da construção civil, orientando suas ações segundo as exigências legais e éticas. ]

Para tanto possuirá o domínio de informática aplicada a área de Engenharia Civil, de forma a auxiliar os usuários das informações, seja a si ou a outros, nas tomadas de decisões frente aos desafios da sociedade, dos avanços tecnológicos, da globalização da economia e da dinâmica inerente às transformações do meio ambiente.

Informações Gerais


Documento Download

Corpo Docente


Nome Email Currículo